Home / Atualidades / Um Anjo Guia Nossos Passos

Um Anjo Guia Nossos Passos

De vez em quando algumas pessoas me perguntam se os espíritos podem nos ajudar financeiramente, ou se podem nos curar de uma doença, ou se pode tirar algum vício de nós, ou se podem nos trazer nossa alma gêmea etc. Já há algum tempo, minha resposta tem sido a mesma: os espíritos não nos auxiliam a ganhar mais dinheiro, ou saúde, ou relacionamentos, mas sim, eles nos ajudam a abrir nossos olhos para que possamos enxergar o motivo profundo de estarmos passando por tudo isso.

Vamos explicar isso de uma forma mais simples… com uma metáfora. Imagine um homem que está caminhando pela vida de olhos fechados. Em algum momento, ele decidiu fechar os olhos para não ter mais contato com a dura realidade das coisas. Um anjo bom vai guiando os passos desse homem e vai impedindo que ele caia em buracos, que ele tropece em pedras, que ele tome algum tombo etc. No entanto, não tarda muito até o anjo parar e refletir: será eu estou mesmo ajudando esse homem? Ou será que a melhor forma de contribuir para seu bem estar é ajuda-lo a abrir os olhos? Abrindo os olhos ele poderia ver por si mesmo todos os percalços do caminho e, assim, pode desviar-se deles. Sim, ajuda-lo a abrir os olhos é, sem dúvida, a melhor forma de apoia-lo, de assisti-lo, de colaborar com sua felicidade, conclui o anjo.

A mesma coisa ocorre com os seres humanos. Nós somos como esse homem, que fechou os olhos para a realidade e espera que forças externas do bem o guiem no escuro, para que ele não seja obrigado a abrir os olhos e encarar a realidade, encarar a si mesmo. Mas os espíritos não vão auxiliar nos desviando das provas, evitando nossas quedas, nos pegando no colo quando atravessamos a lama que escolhemos percorrer. Não… os espíritos de luz estão a todo momento nos pedindo: “abra seus olhos”, “abra sua consciência”, “desperte para a realidade de si mesmo”, “pare de fugir das coisas”, “veja o que você está fazendo com sua vida”, “veja o que está semeando”, “Ame a Deus e ame teu próximo” etc.

Caso Deus ou os bons espíritos nos ajudassem a desviar da colheita de nossa própria semeadura, eles estariam criando as condições para que continuemos cegos diante da vida universal.

Um homem pode estar passando por uma crise financeira por ser muito egoísta e apegado com suas coisas. Então ele precisa olhar para si mesmo, abrir os olhos para a realidade das suas tendências egoísticas, ao invés de ganhar mais dinheiro. Uma mulher pode ter criado um câncer para ficar de cama, ficar vulnerável, e assim, abrir os olhos e renunciar ao desejo de controle excessivo que há muito tempo a faz sofrer. Um jovem pode não dar certo em relacionamentos para, por exemplo, aprender a resolver sua carência e conseguir ser feliz sozinho, sem ficar colocando a sua felicidade em outros.

Assim, os espíritos ajudam essas pessoas a abrirem seus olhos em relação a si mesmos, abrirem seus olhos para aquilo que é mais importante… e não apenas resolver suas carências mundanas e materiais. Portanto, abra os olhos do coração e da consciência. Pare de fugir da vida e do enfrentamento de si mesmo. Aceite sua mortalidade e acolha de bom grado as provações que Deus coloca na sua frente. Não peça a Deus para desvia-lo das pedras do caminho, mas peça que Ele te ajude a abrir seus olhos, para que você possa enxergar por si mesmo… e ser feliz na luz, e não na escuridão. Você preferia ser um cego com um excelente guia, ou preferia enxergar e ver as coisas como são? Ninguém quer ser cego… por que então fechamos nossos olhos para a vida como ela é em essência? A escuridão só existe em você pela sua insistência em manter os olhos fechados. Então sim… um anjo sempre guia nossos passos. Mas os seres angelicais nos guiam para dentro de nós mesmos e não para fora.

E você, está fechando os olhos para algo em sua vida?

HUGO LAPA

Sobre Fernando Rossit

Fernando Rossit é funcionário público e reside em São José do Rio Preto. Espírita desde 1978, atua em várias tarefas nas casas espíritas "Associação Espírita Allan Kardec" e "Centro Espírita Irmão Gerônimo".

Veja

Fila para reencarnar: Certo ou Errado?

Ouvimos com frequência: – a fila está grande para reencarnar… É isso mesmo? Bem, reencarnar …

Espiritismo E Sonhos Eróticos

Você sabe o que são sonhos eróticos? Você já ouviu falar de incubus e sucubus? …