Home / Espiritismo / Ciência / Sabia que é possível medir FELICIDADE?

Sabia que é possível medir FELICIDADE?

foto 2

Felicidade Interna Bruta, ou FIB, é um indicador para medir o progresso de uma comunidade. A fórmula tem sido vista como uma alternativa ao PIB (Produto Interno Bruto), que analisa somente a produção de riquezas do país.

Qual é a diferença entre o PIB e o FIB? O FIB, diferentemente do PIB, é sistêmico e aborda nove dimensões: bem-estar psicológico, saúde, vitalidade comunitária, uso do tempo, educação, cultura, meio ambiente, governança e padrão de vida. Imagine um homem fazendo quimioterapia que sai do tratamento para ir ao advogado tratar do seu divórcio. No caminho, bate seu carro. Tudo isso diminui o FIB: a doença, a separação e a batida. O PIB aqui não tem valor. Ele mede só a troca de dinheiro.

Como é possível medir um conceito tão abstrato como a felicidade? Essas análises são baseadas na ciência hedônica, que quer dizer estudo da felicidade. No último um ano e meio, foram feitas 27 mil pesquisas científicas sobre esse tema. Felicidade Interna Bruta não é uma coisa zen que caiu do céu. É um índice baseado numa ciência que analisa quais fatores de uma sociedade dão para o indivíduo a sensação de bem-estar perpétuo.

A proposta do FIB no Brasil é criar condições externas que conduzam a um bem-estar subjetivo e ao mesmo tempo ensinar as técnicas e práticas que a pessoa pode trazer para ter uma vida mais feliz. Como convencer empresas e poder público que o FIB é uma métrica relevante? A ciência hedônica nos permite colocar métricas em conceitos de bem-estar considerados intangíveis e transformá-los em indicadores numéricos.

A abordagem que desenvolvemos para o FIB no Brasil é envolver as prefeituras e as empresas para esclarecer o que traz sucesso. Um funcionário feliz traz de 30% a 50% mais sucesso para a companhia. E uma prefeitura quer o engajamento da população, porque investe muito dinheiro para depois haver vandalização dos espaços. O FIB já está sendo colocado em prática em cidades brasileiras e também em empresas.

A americana Susan Andrews é psicóloga e antropóloga, fundadora e coordenadora da ecovila Parque Ecológico Visão Futuro (SP) e, hoje, é embaixadora do FIB no Brasil http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/susan-andrews-possivel-medir-felicidade-731209.shtml

Originally posted 2015-07-31 11:24:23.

Sobre Fernando Rossit

Avatar
Fernando Rossit é funcionário público e reside em São José do Rio Preto. Espírita desde 1978, atua em várias tarefas nas casas espíritas "Associação Espírita Allan Kardec" e "Centro Espírita Irmão Gerônimo".

Veja

Reencarnação e Autismo

Algumas teses espiritualistas relatam que o comportamento autista é decorrente do fato de o ser …

Aqui se Faz, aqui se Paga: A Expiação Continua na Terra

Dependendo da gravidade dos atos praticados e da condição espiritual de cada um, os Espíritos …