Home / Espiritismo / Colunas / Rivail ou Kardec?

Rivail ou Kardec?

Sidney Fernandes  

Um professor de vinte e quatro anos de idade detectou falhas no sistema de estudos públicos e demonstrou graves distorções na palavra falada e escrita de alunos franceses. Seu espírito de educador, plasmado pelas suaves mãos da Escola de Pestalozzi, em Yverdun, Suíça, objetivava o bem-estar da criança e as condições ideais para seu aprendizado.

Vejamos este texto, de sua autoria:

É melhor não punir; uma simples observação amistosa, uma admoestação feita com doçura ou com energia segundo as circunstâncias, até um olhar, fazem mais efeito que uma punição.

Esse dedicado mestre, que assinava seus livros com o nome H.- L.- D. Rivail, mais tarde assumiria a personalidade do codificador da Doutrina Espírita com o pseudônimo de Allan Kardec. Seu espírito portava, latente, o germe da filosofia extraordinária que daria surgimento ao Espiritismo.

Vejamos, a título de exemplo, a compatibilidade de um de seus escritos, como educador, datado de 1828, com seu texto, já na condição de codificador, datado de 1857.

Em resumo, a educação é o resultado do conjunto de hábitos adquiridos, esses hábitos são eles próprios o resultado de todas as impressões que os provocaram, e a direção dessas impressões depende unicamente dos pais e dos educadores.

O amigo leitor está encontrando alguma familiaridade no texto acima, do jovem Rivail, com alguma obra que já haja lido? Observe este texto, dele mesmo, porém, investido da inteligência, da seriedade e do método experimental de que se revestiu, na condição de autor de O Livro dos Espíritos.

Não nos referimos, porém, à educação moral pelos livros e sim à que consiste na arte de formar os caracteres, à que incute hábitos, porquanto a educação é o conjunto dos hábitos adquiridos.

***

A grandiosidade de caráter, a capacidade intelectiva, a perspicácia, a agudez mental, as análises clarividentes, a metodologia racional-intuitiva e o profundo amor pela humanidade manifestaram-se, em Rivail, bem antes de se abeberar nos ensinamentos dos espíritos.

Em Kardec, encontramos um Rivail adrede preparado, durante séculos, para desincumbir-se da notável missão que recebera do Alto. Nosso reconhecimento ao jovem professor, que se tornou o codificador da Doutrina Espírita.

Sobre Sidney Fernandes

Avatar
Sidney Fernandes (1948@uol.com.br) nasceu em Bauru, em 1948. Gerente do Banco do Brasil e Empresário, hoje está aposentado e se dedica integralmente à veiculação do Espiritismo. Participou ativamente da Mocidade Espírita até integrar-se ao Centro Espírita Amor e Caridade de Bauru (SP). Escritor e orador profere palestras em várias cidades brasileiras. Veja página deste Autor

Veja

Homeopatia – Richard Simonetti

HOMEOPATIA Richard Simonetti richardsimonetti@uol.com.br 1 –  A Homeopatia é uma terapia espírita? Tem alguma relação, …

Doutrina de Amor e Luz

Sidney Fernandes    Em meados do século XX, as concentrações e congressos espíritas estavam a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.