Home / Espiritismo / Colunas / Reduzi Extensão

Reduzi Extensão

Orson Peter Carrara

Adequando aos novos tempos, reduzi a extensão dos artigos. Parece-me serão mais eficientes.

Valho-me aqui, no novo formato, de duas expressões de Emmanuel, constantes do livro Roteiro (FEB), capítulo 25 – Ante a vida mental. A grandeza das afirmações dispensa maiores comentários:

  1. Pilares de todas as realizações: “(…) O idealismo operante, a fé construtiva, o sonho que age, são os pilares de todas as realizações (…)”.
  2. Mais apto se faz: “(…) Quem mais pensa, dando corpo ao que idealiza, mais apto se faz à recepção das correntes mentais invisíveis nas obras do bem ou do mal (…)”.

Convido o leitor a refletir com profundidade no alcance das duas afirmações. Ambas estão no contexto das valiosas considerações do autor de que “(…) Correspondem-se as ideias segundo o tipo em que se expressam, projetando raios de força que alimentam ou deprimem, sublimam ou arruínam, integram ou desintegram, arrojados sutilmente do campo das causas para a região dos efeitos (…)”. Isso porque “(…) a imaginação não é um país de névoa, de criações vagas e incertas. É fonte de vitalidade, energia, movimento… (…)”.

Na causa maior de toda a questão, todavia, está o fato de que “(…) quantos se adaptarem ao reto pensamento e à ação enobrecedora, se fazem preciosos canais da energia divina, a qual, em efusão constante, banha a Humanidade em todos os ângulos do globo, buscando as almas evoluídas e dedicadas ao serviço da santificação, convertendo-as em médiuns ou instrumentos vivos de sua exteriorização, para benefício das criaturas e erguimento da Terra ao concerto dos mundo de alegria celestial (…)”.

Eis, pois, vasto material para ampla reflexão. Busque-se no destaque acima, as afirmações:

  1. Energia divina, em efusão constante, banha a Humanidade…
  2. Buscando as almas evoluídas e dedicadas…
  3. Erguimento da Terra ao concerto dos mundos de alegria celestial…

Não é preciso escrever mais. Já temos vasto material de estudo. O que podemos daí extrair e aprender? Deixo aos leitores o trabalho próprio e íntimo de amadurecimento de tão valiosas pérolas do conhecido autor.

Originally posted 2020-09-05 06:52:38.

Sobre Orson Peter

ORSON PETER CARRARA é natural de Mineiros do Tietê e reside em Matão, ambos municípios paulistas. Aposentado e consultor editorial do IDE-Instituto de Difusão Espírita, de Araras (SP), é de família espírita. Casado com Neuza Marana há 33 anos, é pai de 3 filhos e avô de Amanda, de 3 anos e de Leonardo, de 1 ano. Palestrante conhecido em todo Brasil, já esteve em 3 países da África para palestras doutrinárias, sendo articulista de vários jornais, revistas e sites. É autor de 17 livros (mais 1 no prelo este ano), preside o Instituto Cairbar Schutel que pode ser acessado pelo portal www.institutocairbarschutel.org e seu trabalho está disponível no blog orsonpetercarrara.blogspot.com

Veja

A Mais Expressiva Prece

– Orson Peter Carrara Afirma o sempre lúcido e bondoso Emmanuel, no livro Abrigo (edição …

Poderosa ação da prece! – Orson Peter Carrara

Poderosa ação! – Orson Peter Carrara Impressionante a atualidade e grandeza do texto que Allan …

2 comentários

  1. Em frascos menores se armazenam os perfumes mais valiosos. Quem tem o poder da síntese, chega mais longe e mais rápido.

  2. Desde de pequena sempre tive comigo uma sensação de que existe muito mais que além da morte que ser humano ele esta em constante evolução. A doutrina espírita por sua vez me trazia explicação onde outras áreas não conseguia explicar. Tive uma fase em minha vida que via com maior naturalidade do mundo coisas que nem eu mesma conseguia explicar ex: mulher na beira da minha cama me olhando fixamente, homem na sala da minha casa fumando com os braços apoiado no sofá e brasa do cigarro era nítida, tive prazer de sonhar com minha filha mais velha quando gravidez não havia confirmação todos os detalhes ate cor da roupa que ela saia da maternidade. sensações de algo indesejado vai acontecer eu sinto com tanta certeza que fico apreensiva sem saber como e com quem será. Recentemente 06/10/2021 tive um sonho com meu avô que já tem 2 anos e 4 meses que está desencarnado, ele aparentava está feliz com aspecto físico de muita saúde, ele se posicionava na mesa em minha frente e conversamos muito interessante que ele sorria bastante e cada palavra dita só eu ouvia na minha mente ,logo após ele sentou ao lado meu tio (está vivo) e os dois conversa bastante mais seu olhar em minha direção mudou ele baixou á cabeça e balançou de forma negativa, logo após ele já estava do meu lado me olhando fixamente com olhar de bravo e me disse seguinte frase” ela esta com saudades de sua filha de sentir cheiro do cabelo dela” logo !! em seguida minha filha de 2 anos acordou com gritos de desespero, abracei e perguntei estava sonhando e se assustou ?? e ela respondeu que sim balançando a cabeça. não !! sei decifrar se isso tem alguma coisa haver com distância que tomei de toda família e que estou aplicando na minha vida pessoal também. Estou optando em restringindo a muita coisa o que não me agrada me afasto em silêncio.