sexta-feira , dezembro 14 2018
Home / Espiritismo / Colunas / Quem está no leme?

Quem está no leme?

“E agora glorifica-me tu, Pai, junto de ti mesmo, com a glória que eu tinha junto de ti, antes de o mundo existir.” Jesus (Jo 17:5)
Temos experimentado dias atribulados em termos de comportamento humano em nosso planeta.
À primeira vista, tem-se a impressão que as coisas estão fora do lugar, e que ninguém se preocupa mais com o resultado de suas ações, ou com qualquer juízo de valor.
Em todas as instâncias, passando pelos poderes representativos legalmente constituídos, e que deveriam zelar pelo bem estar comum, até o comportamento individual, temos visto exemplos de destrambelhamento sem fim e alheado da noção do legal e moral.
As guerras, a miséria, as endemias de toda natureza, vigorosamente divulgadas, e sempre em tom superlativo, tornaram-se produtos midiáticos com alto poder de destruição da esperança e do otimismo.
Frágeis espiritualmente, tais quais ainda somos, beiramos a incredulidade e o sentimento de abandono permeia nossos espíritos.
O mundo não tem mais jeito, dizem alguns, está tudo perdido, dizem outros.
Não é verdade. As coisas estão acontecendo dentro da mais pura normalidade, em função dos espíritos que ainda habitam este planeta de expiações e provas.
Embora possamos não perceber claramente, há uma ordem de natureza divina em andamento, que pela estreiteza de nossas consciências ainda não conseguimos visualizar, e que é representada pelos espíritos mais evoluídos, numa hierarquia estabelecida pelo conhecimento e moralidade, e no topo dessa hierarquia encontra-se o Senhor Jesus, atento a todos os interesses divinos no tocante ao planeta e seus habitantes.
No versículo acima anotado, Nosso Senhor Jesus Cristo deixa-nos ver o grau de Sua experiência, mostrando-nos que já tinha o grau espiritual que nos apresentou antes mesmo da criação do planeta em que estamos, e atentemos que são cerca de quatro bilhões e meio de anos.
Estamos em boas mãos. Permaneçamos tranquilos quanto à segurança com que estamos sendo conduzidos em termos planetários. Jesus tem plena consciência do que está ocorrendo, e seus prepostos estão sempre tomando as medidas adequadas para nos preservar das injustiças que nos rondam, bastando a nós outros fazer o que precisa ser feito, uma vez que, como o próprio Mestre anunciou, a cada um será é dado segundo suas próprias obras.
Sua proposta, desde há dois mil anos, é de trabalho íntimo e perseverante em busca da realização do reino de Deus dentro de nós, através do pensamento reto e da prática da Lei de Amor junto ao nosso próximo, e é tão evidente a grandeza do Senhor Jesus que, Flávio Josefo, o grande historiador judeu, anotou em sua obraA História dos Hebreus:
“Nesse mesmo tempo, apareceu JESUS, que era um homem sábio, se é que podemos considerá-lo simplesmente um homem, tão admiráveis eram as suas obras. Ele ensinava os que tinham prazer em ser instruídos na verdade e foi seguido não somente por muitos judeus, mas também por muitos gentios. Ele era o CRISTO.”
É o Senhor Jesus que está no leme da nave Terra, pedindo para todos nós que o ajudemos na seara que é grande, e onde faltam trabalhadores, para termos o direito do pagamento justo que é dado ao trabalhador da última hora.
Que possamos tomá-lo, definitivamente, como o Guia e Modelo para os nossos espíritos tornando-nos fiéis às Suas recomendações, e assim nos estabeleceremos em clima de paz e harmonia que virão, não do mundo exterior, mas sim do nosso próprio mundo interior.

Pensemos nisso.

Antonio Carlos Navarro

Originally posted 2014-11-18 09:16:44.

Sobre Antonio Carlos Navarro

Espírita de São José do Rio Preto - SP Frequentador e Dirigente do Centro Espírita Francisco Cândido Xavier em São José do Rio Preto, SP. Estudioso, palestrante e editor de inúmeros textos e conteúdo Espírita Gênero de livros Espírita que prefere: Mediunidade, Doutrinário Iniciou seus primeiros contatos com a Doutrina Espirita: 1986

Veja

Comportamento e Responsabilidade

Desde o mito da Criação, no Velho Testamento, temos a indicação da existência do mecanismo …

O Capítulo 6 do Evangelho de Mateus

Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos …