Home / Espiritismo / Colunas / Programa de Paz

Programa de Paz

Orson Peter Carrara

Na suavidade do livro Evangelho e Vida, composto de mensagens de diversos espíritos, recebidas no Lar de Tereza (Rio de Janeiro-RJ e que pode ser acessado pelo portal www.lardetereza.org.br ), vamos encontrar valorosas mensagens. São 40 capítulos de grande inspiração e profundidade, que fazem pensar, confortam, ensinam, orientam.

Usamos referida obra, já a alguns anos, em nosso Evangelho no Lar, pelo impacto positivo que sempre despertou em nossa sensibilidade, admirados pela leveza e ao mesmo tempo sabedoria das compactas mensagens, saturadas de sabedoria e espiritualidade.

Valho-me do capítulo 11 – Cultivemos a misericórdia, onde o Espírito Icléia, inspirando-se no trecho de Mateus – Bem-aventurados os misericordiosos, valoriza a divina virtude com considerações compactas sobre essa conquista que ainda havemos de fazer. Compara-a, logo de início, à luz dissipando as trevas, à oração, ao silêncio, considerando que ela alivia e alenta a alma. Inicia o capítulo, aliás, afirmando que “Misericórdia é entendimento elevado ao nível do amor” e que devemos cultivá-la “(…) como flor perfumada e preciosa, cujo aroma nos revigora por nos despertar a confiança nos valores indestrutíveis do bem. (…)”.

E convida em seguida:

“(…) Criemos em torno de nós um clima de paz e doçura, cultivando em nosso coração a compaixão, a bondade, a doçura e a compreensão (…)”, comparando essa iniciativa a um autêntico Programa de PAZ, que consideramos muito inspirado para dar título à presente abordagem.

E considera, porém, com muita propriedade:

“(…) Todo esforço dispendido nessa direção, significa expansão da luz que, brotando de nós, atingirá aos que nos cercam, a todos beneficiando (…)”.

Mas adverte:

“(…) é necessário que identifiquemos os pensamentos ou sentimentos que nos surgem como intrusos, roubando-nos as disposições íntimas para compreender e perdoar. Eles são facilmente detectáveis. Insinuam-se sob forma de críticas ou reprovações, trazendo sempre os germes da desunião. (…)”.

Embora sábia e profunda, a mensagem é suave. E reafirma para estarmos atentos, observando a nós mesmos e que abramos espaços para a tolerância, ampliando as potencialidades do entendimento, já que os que estão próximos de nós são tão frágeis quanto nós mesmos, pois que agindo assim facilitaremos que a misericórdia de Deus – que sempre nos acompanha – seja mais percebida pela nossa ainda frágil sensibilidade. Exatamente para que tenhamos paz!

Busque o livro, leitor. Você terá um tesouro em casa. As lições são, repito, profundas e suaves.

Sobre Orson Peter

Avatar
ORSON PETER CARRARA é natural de Mineiros do Tietê e reside em Matão, ambos municípios paulistas. Aposentado e consultor editorial do IDE-Instituto de Difusão Espírita, de Araras (SP), é de família espírita. Casado com Neuza Marana há 33 anos, é pai de 3 filhos e avô de Amanda, de 3 anos e de Leonardo, de 1 ano. Palestrante conhecido em todo Brasil, já esteve em 3 países da África para palestras doutrinárias, sendo articulista de vários jornais, revistas e sites. É autor de 17 livros (mais 1 no prelo este ano), preside o Instituto Cairbar Schutel que pode ser acessado pelo portal www.institutocairbarschutel.org e seu trabalho está disponível no blog orsonpetercarrara.blogspot.com

Veja

Benefícios Da Pandemia

Orson Peter Carrara Ao lado dos desastres causados na saúde e na economia (aí incluídos …

Especial Afinação Da Sensibilidade

Orson Peter Carrara Não é doença, nem indício de desajuste mental ou emocional, embora possa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.