Home / Espiritismo / Colunas / Professar e Lecionar

Professar e Lecionar

Orson Peter Carrara

O verbo professar lembra a palavra professora, cuja data estamos comemorando neste 15 de outubro, numa justa homenagem a esses mestres que formam os seres humanos para suas profissões, mas que também atuam no sentimento, na moralidade, na conduta, no comportamento.

Embora a palavra seja semelhante na pronúncia e mesmo no “escrever” – com mínima variação –  o significado é diferente. Professar significa, conforme o dicionário, reconhecer publicamente, confessar, declarar, ser convicto, adepto ou seguidor de, seguir determinada ideia ou causa.

Já o professor leciona, que significa ministrar lições, ensinar, preparar alguém, instruir.

Então fica fácil concluir: eu leciono matemática ou português, por exemplo e professo o catolicismo ou o espiritismo, também como exemplos para fácil entendimento.

O professar, em síntese, é viver uma ideia, uma escolha ideológica.  Já o professor leciona, ou seja, ensina, instrui, transmite conhecimentos. A diferença é mínima, note-se. Apenas mudamos uma vogal na palavra. Uma com “a”, outra com “o”.

Tudo isso para homenagear os autênticos professores, aqueles que – além de ensinar –  também professam o sacerdócio da educação. Professam o ensino que lecionam.

Portanto, falar de professores é expressar respeito e gratidão, lembrando que o Mestre da Humanidade ensinou que devemos fazer ao próximo tudo que desejamos para nós mesmos, eis aí um exemplo patente do sacerdócio da educação, os professores, homenageados nesta data com nosso carinho e respeito. E, pensando no pensamento espírita, farto material está presente em O Livro dos Espíritos, nos tópicos LEI DE SOCIEDADE e LEI DO TRABALHO. Pesquise lá.

Sobre Orson Peter

Avatar
ORSON PETER CARRARA é natural de Mineiros do Tietê e reside em Matão, ambos municípios paulistas. Aposentado e consultor editorial do IDE-Instituto de Difusão Espírita, de Araras (SP), é de família espírita. Casado com Neuza Marana há 33 anos, é pai de 3 filhos e avô de Amanda, de 3 anos e de Leonardo, de 1 ano. Palestrante conhecido em todo Brasil, já esteve em 3 países da África para palestras doutrinárias, sendo articulista de vários jornais, revistas e sites. É autor de 17 livros (mais 1 no prelo este ano), preside o Instituto Cairbar Schutel que pode ser acessado pelo portal www.institutocairbarschutel.org e seu trabalho está disponível no blog orsonpetercarrara.blogspot.com

Veja

Lei do Intercâmbio – Magnífica Comparação!

Orson Peter Carrara Conteúdos líquidos ou sólidos se adequam ao recipiente onde são depositados, sujeitando-se …

Intenção Predominante

Orson Peter Carrara Afirma Cairbar Schutel em seu Preâmbulo, no livro Parábolas e Ensinos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.