Home / Atualidades / Principais Religiões do Mundo

Principais Religiões do Mundo

Compreender o diferente pode ajudar a promover o respeito pelo outro

Existem milhares de religiões no mundo. Apenas 16% da população mundial não possui religião, mas isso não quer dizer que não acreditam na existência de Deus. A Doutrina Espírita é catalogada com religião apenas para efeito estatístico dos órgãos de pesquisa, incluindo o IBGE; no entanto, o Espiritismo não possui, na totalidade, os requisitos básicos das religiões convencionais.

De acordo com a wikipedia, “existe certa divergência quanto à definição da doutrina espírita como uma religião. Seu fundador, o pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail – que adotou o pseudônimo Allan Kardec – a definiu como uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.”

As principais religiões do mundo são:

  1. Cristianismo (aprox. 2,2 bilhões de adeptos no mundo)

Mesmo com o crescimento de outras religiões, o cristianismo continua sendo a doutrina com mais adeptos no mundo todo. Porém, seus seguidores têm mudado de perfil. Há um século, dois terços dos cristãos viviam na Europa. Hoje, os europeus representam apenas um quarto dos cristãos. Mas, o interessante mesmo é apontar onde o cristianismo mais cresceu no último século: na África Subsaariana. De 1910 para cá, a população cristã da região saltou de 9 para 516 milhões de adeptos.

Média de idade: 35 anos

  1. Islamismo (aprox. 1,6 bilhões de adeptos no mundo)

A medalha de prata na lista das religiões é dos muçulmanos. Segundo projeções, daqui vinte anos, eles serão mais de um quarto da população mundial. Se esse cenário se concretizar, o número de muçulmanos nos Estados Unidos vai mais do que dobrar e um quarto da população israelense será praticante do islamismo. Além disso, França e Bélgica se tornarão mais de 10% islâmicas.

Média de idade: 33 anos

  1. Hinduísmo (aprox. 900 milhões de adeptos no mundo)

Baseado nos textos Vedas, o hinduísmo abrange seitas e variações monoteístas e politeístas, sem um corpo único de doutrinas ou escrituras. Os hindus representam mais de 80% da população na Índia e no Nepal. Mesmo com tamanha variedade, são apenas a terceira maior religião do mundo. Porém, ostentam um título mais original: o maior monumento religioso do planeta. Trata-se do templo Angkor Wat – depois convertido em mosteiro budista –, que tem cerca de 40 quilômetros quadrados e foi construído no Camboja no século XII.

Média de idade: 38 anos

  1. Religião tradicional chinesa (aprox. 400 milhões de adeptos no mundo)

“Religião tradicional chinesa” é um termo usado para descrever uma complexa interação entre as diferentes religiões e tradições filosóficas praticadas na China. Os adeptos da religião tradicional chinesa misturam credos e práticas de diferentes doutrinas, como o Confucionismo, o Taoísmo, o Budismo e outras religiões menores. Com mais de 400 milhões de praticantes, eles representam cerca de 6% da população mundial.

  1. Budismo (aprox. 376 milhões de adeptos no mundo)

A doutrina baseada nos ensinamentos de Siddharta Gautama, o Buda (600 a.C.), busca a realização plena da natureza humana. A existência é um ciclo contínuo de morte e renascimento, no qual vidas presentes e passadas estão interligadas. Como era de se esperar, essa religião oriental é a principal doutrina em vários países do sudeste asiático, como Camboja, Laos, Birmânia e Tailândia. No Japão, é a segunda maior religião do país: 71,4% da população é praticante (muitos japoneses praticam mais de uma religião e, portanto, são contados mais de uma vez).

Média de idade: 47 anos

  1. Sikhismo (aprox. 20 milhões de adeptos no mundo)

Embora pouco difundido, o Sikhismo é a sexta maior religião do mundo.  A doutrina monoteísta foi fundada no século 16 por Guru Nanak e se baseia em seus ensinamentos. O sikhismo nasceu na província de Punjab, na Índia, e grande parte de seus seguidores ainda vivem na região. Eles representam 1,9% da população da Índia e 0,3% de Fiji.

  1. Judaísmo (aprox. 15 milhões de adeptos no mundo)

Atualmente, a maior parte dos judeus do mundo vive em Israel e nos Estados Unidos, para onde migraram fugindo da perseguição nazista. Mesmo assim, os judeus representam somente 1,7% da população norte-americana. Enquanto isso, na Argentina, nossos hermanos judeus são 2% da população.

Média de idade: 42 anos

  1. Espiritismo (aprox. 13 milhões de adeptos no mundo)

Espiritismo não é exatamente uma religião *, mas também entra na lista. A sobrevivência do espírito após a morte e a reencarnação são as bases dessa doutrina, que surgiu na França e se expandiu pelo mundo a partir da publicação de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec (1857). É no Brasil que se encontra a maior comunidade espírita do mundo: 1,3% da população do país é espírita. Possui adeptos no mundo todo. Além do Brasil, concentra-se em Cuba e Jamaica.

* Existe certa divergência quanta a definição da doutrina espírita como uma religião. Seu fundador, o pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail – que adotou o pseudônimo Allan Kardec – a definiu como uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.

SEM RELIGIÃO:

1,1 bilhão ou 16% da população mundial. São maioria em seis países: República Tcheca (76%), Coreia do Norte (71%), Estônia (60%), Japão (57%), Hong Kong (56%) e China (52%).

Esse grupo inclui ateus e agnósticos, mas principalmente quem acredita em Deus mas não tem vínculo institucional com igreja.

Média de idade: 46 anos

………………………………………..

Fernando Rossit

Fontes: Fonte: Pew-Templeton Global Religious Future Project (2010).

https://pt.wikipedia.org/wiki/Principais_grupos_religiosos

Sobre Fernando Rossit

Avatar
Fernando Rossit é funcionário público e reside em São José do Rio Preto. Espírita desde 1978, atua em várias tarefas nas casas espíritas "Associação Espírita Allan Kardec" e "Centro Espírita Irmão Gerônimo".

Veja

Desigualdades Sociais – Visão Espírita

Viver num mundo onde tantas desigualdades são rotineiras nos faz às vezes questionar a justiça …

O que Podemos fazer Quando uma Pessoa está prestes a Desencarnar?

A assistência aos moribundos é de extremo valor para a alma antes e depois do …