Home / Espiritismo / Doutrina Espirita / Preparação para Reencarnação

Preparação para Reencarnação

Ensinamentos extraídos do Cap. 12 do livro “Missionários da Luz”, do Espírito André Luiz

  1. Existe intercessão dos protetores no processo reencarnatório?

R.: Sim. Em todas as colônias espirituais de expressão elevada as tarefas do planejamento da reencarnação são desempenhadas com infinito carinho e são muitos os trabalhadores espirituais que velam, na Crosta, pela execução dos trabalhos reencarnacionistas. (Missionários da Luz, cap. 12, págs. 163 e 164.)

  1. Que significa o vocábulo completista?

R.: Completista é o título que designa os Espíritos que aproveitam todas as oportunidades construtivas que o corpo terrestre lhes oferece. Esses casos, embora raros, existem. O completista, na qualidade de trabalhador leal e produtivo, pode escolher, à vontade, o corpo futuro, quando lhe apraz o regresso à Crosta em missões de amor e iluminação, ou recebe veículo enobrecido para o prosseguimento de suas tarefas, a caminho de círculos mais elevados de trabalho. (Obra citada, cap. 12, págs. 167 a 171.)

  1. Quem era Anacleta e que ensinamento podemos extrair de sua história?

R.: Anacleta, uma das trabalhadoras mais corajosas da colônia, preparava-se para voltar à reencarnação em tarefa de abnegação por quatro entidades que, há mais de quarenta anos, se debatiam nas zonas inferiores. Segundo ela mesma, cumpriria, assim agindo, apenas um dever, porque as mães que não completaram a obra de amor, que o Pai lhes confia junto dos filhos, devem ser bastante fortes para recomeçarem os serviços imperfeitos. Esse era o seu caso, visto que, por imprevidência sua noutro tempo, seus quatro filhos caíram desastradamente. Sua noção de carinho não se compadecia com a realidade e, assim, embora devotada ao lar, viciou o afeto de mãe com excessos de meiguice desarrazoada. E, como conseqüência indireta, quatro almas não encontraram recursos para a jornada de redenção e caíram muito cedo em desregramentos de natureza física e moral, a pretexto de atenderem a obrigações sociais. Tão degradantes foram esses desregramentos, que perderam muito cedo o templo do corpo, entrando em regiões baixas, em tristes condições. Anacleta compreendeu, no mundo espiritual, o problema e dispôs-se a trabalhar afanosamente para conseguir, não só a reencarnação de si própria, como também a dos filhos, que deveriam segui-la nas provas purificadoras da Crosta. Dois dos rapazes regressariam à carne na condição de paralíticos, um na qualidade de débil mental e, para auxiliá-la na viuvez precoce, teria tão-somente a filha, que seria igualmente portadora de prementes necessidades de retificação. (Obra citada, cap. 12, págs. 172 a 175.)

  1. É arriscado ter um corpo belo e sedutor?

R.: Em certas situações, sim, como mostra o caso de uma jovem que pediu ao instrutor Manassés que interferisse no processo de sua reencarnação, porque precisava fugir de qualquer possibilidade de queda, que seria favorecida pela beleza física. Manassés a apoiou, lembrando que a sedução carnal constitui, realmente, imenso perigo, não só para aqueles que emitem a sua influenciação, como para quantos a recebem. No caso em foco, a jovem preferia a fealdade corpórea, para que isso contribuísse com a redenção de seu Espírito. (Obra citada, cap. 12, págs. 175 e 176.)

Fonte: http://www.oconsolador.com.br/35/estudandoaserieandreluiz.html

Sobre Fernando Rossit

Avatar
Fernando Rossit é funcionário público e reside em São José do Rio Preto. Espírita desde 1978, atua em várias tarefas nas casas espíritas "Associação Espírita Allan Kardec" e "Centro Espírita Irmão Gerônimo".

Veja

Mais de 90% dos Suicídios são Evitáveis, garantem Psiquiatras

“A ideia de que o suicídio é um ato de liberdade e um exercício de …

O Jovem Subjugado por um Espírito Alcoólatra

Certa vez, eu, Sr. Rubens e mais dois amigos, encontrávamo-nos em frente do Kardec conversando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.