Podemos Orar pelas Pessoas que Amamos que já Desencarnaram?

Sim, podemos orar pelos falecidos, principalmente quando eles acabaram de desencarnar. Logo após a morte, o espírito pode ainda se encontrar perturbado, desorientado, sem saber o que fazer e como assimilar o novo e grandioso mundo pós-morte que se abre.

Nesse momento, uma oração realizada com amor e desprendimento pode ser um tônico e uma luz que o guiará na escuridão, além de lhe dar a sensação de não estar sozinho. No entanto, conforme vão se passando as semanas, os meses e mesmo os anos, a oração repetida acaba não sendo uma boa escolha. Ficar orando o tempo todo pode representar uma atitude de apego ao desencarnado.

Certa vez uma mãe me disse que ficava orando todos os dias, por 5 meses seguidos, pela sua filha que desencarnou. Eu perguntei a ela como estava sendo essa oração. Ela me confidenciou que sentia muito a falta da filha, que não admitia sua morte e que a oração era uma forma dela se sentir mais próxima da alma da menina.

Esse caso mostra como a mãe estava, na verdade, orando para satisfazer uma necessidade sua e não da filha. Na medida em que ela orava diariamente, ela buscava diminuir a distância que a separava da alma da filha. Na verdade, a oração tinha como motor nada mais nada menos do que um puro apego de sua parte. Isso não é saudável nem para o encarnado e tampouco para o desencarnado.

Por isso dizemos que a oração deve ser sempre desprendida, sem apego, sem posse, e não deve ser repetida, insistente e apegada, mas sempre desprendida.

Hugo Lapa