Podemos Fazer o Mesmo que o Cristo? – Sidney Fernandes

Self Made man

PODEMOS FAZER O MESMO QUE O CRISTO?

Sidney Fernandes Bauru

1948@uol.com.br

A luz que falta no mundo está dentro de nós. Com ela, contribuiremos para o surgimento de uma sociedade fraterna e solidária. Essa verdade nos foi revelada pelo próprio Jesus, quando declarou, com veemência: Vós sois a luz do mundo!

Qual o principal obstáculo que encontramos para vivenciar essa realidade? Achamos que essa empreitada é muita areia para o nosso caminhãozinho? Os objetivos propostos por Jesus estariam acima de nossas forças?

Jesus alimentou os famintos.

Podemos, sim, imitar o Cristo, fazendo o mesmo que ele fez. Voluntários de um albergue, de asilos, abnegados que servem sopa durante a madrugada, estão fazendo o possível para fazer o mesmo que fazia Jesus.

Jesus ajudou as pessoas a andar novamente.

Podemos, sim, imitar o Cristo, fazendo o mesmo que ele fez. Quantas pessoas não se engajam em campanhas para aquisição de cadeiras de roda e andadores?

Jesus demonstrou compaixão.

Quantos exemplos de desprendimento e amor encontramos em visitas a hospitais, clínicas de crianças doentes ou com deficiências? Podemos sim, imitar o Cristo, fazendo o mesmo que ele fez.

Jesus cuidou dos doentes.

Não preciso ser médico, ou estar integrado ao movimento dos Médicos sem fronteiras, para tornar-me colaborador ou voluntário de um hospital ou casa de saúde. Podemos sim, imitar o Cristo, fazendo o mesmo que ele fez.

Jesus ensinou as pessoas.

Educação religiosa, evangelizador, alfabetizador, quantas oportunidade estão à nossa disposição para também ensinarmos? Podemos sim, imitar o Cristo, fazendo o mesmo que ele fez.

Jesus cuidou da sua mãe.

Podemos sim, imitar o Cristo, fazendo o mesmo que ele fez. Visite seus pais, seus avós, um asilo de velhinhos ou simplesmente faça uma visita para um idoso. Eles precisam de atenção.

Jesus orou em favor de outras pessoas.

Podemos sim, imitar o Cristo, fazendo o mesmo que ele fez. Ore em favor de conhecidos ou desconhecidos, amigos ou desafetos.

Jesus ajudou o cego a ver.

Colabore com as campanhas de sinalização para deficiente visual ou simplesmente auxilie os movimentos que arrecadam armações de óculos. Podemos sim, imitar o Cristo, fazendo o mesmo que ele fez.

Jesus nos ensinou a vestir o necessitado.

Faça uma limpeza em seu guarda-roupa ou participe de campanhas de arrecadação de peças de roupa em bom estado. Podemos sim, imitar o Cristo, fazendo o mesmo que ele fez.

Jesus visitou os solitários.

Telefone ou mande um e-mail a quem você sabe que não será lembrado. Pessoas ao nosso lado podem precisar de nossa ajuda para superar a depressão. Convide um amigo em situação difícil para um almoço fraterno.

***

Os exemplos e oportunidades de espalhar a luz que existe dentro de nós se multiplicam, em razão direta de nossa disposição de servir.

Não foi à toa que Jesus nos lembrou que a nossa luz precisa brilhar junto dos homens. De nada adianta ficarmos nas boas intenções, mantendo nossa luz sob o alqueire. Ela precisa ser vista e sentida, com boas obras, não necessariamente com grandes obras, como a do Cristo, porém, com aquilo que cada um pode dar.