sexta-feira , dezembro 14 2018
Home / Espiritismo / Comportamento / Perguntas que o Espírita deve responder

Perguntas que o Espírita deve responder

Vamos expor algumas das principais perguntas que todo espírita e espiritualista deveria refletir.

1 – Você compreende que você não é deste planeta e nem do mundo material, mas é um espírito eterno e infinito?

2 – Você compreende que um dia tudo aquilo pelo qual você lutou na sua vida atual, relacionado a bens, dinheiro, posses, patrimônio, etc, você vai perder?

3 – Você compreende que você pode morrer a qualquer momento, e não apenas quando for idoso(a)?

4 – Você compreende que tudo que teve um início, terá necessariamente um fim?

5 – Você compreende que, após a morte, não dará mais tempo de resolver tudo o que você precisa resolver com as pessoas, e que caso desencarne, terá que nascer de novo para resolver?

6 – Você compreende que tudo se modifica o tempo todo e que aquilo que julgamos possuir é apenas um empréstimo de Deus?

7 – Você compreende que seus filhos não são seus filhos, mas filhos de Deus, e que os filhos nada mais são do que espíritos irmãos vivendo uma mesma jornada evolutiva onde ambos devem se ajudar mutuamente no crescimento de cada um?

8 – Você compreende que quanto mais bem fizer, mais bem retornará a você? E quanto mais mal fizer, mais esse mal voltará com força em sua vida?

9 – Você compreende o valor do livre arbítrio? O valor de não obrigarmos ninguém a nada, não impor, não forçar, não persuadir ninguém a fazer ou deixar de fazer algo que ele não queira?

10 – Você compreende que nada é por acaso; que tudo tem um plano maior, um propósito superior; que todas as coisas que nos acontecem eram para acontecer e que você precisa e merece tudo o que experimenta na vida humana?

11 – Você compreende que tudo na vida é uma prova para elevar nosso espírito e que a superação dessas provas é justamente o que te fará ter paz, harmonia, equilíbrio, liberdade e felicidade no futuro?

12 – Você compreende que quanto mais energias positivas emanar para o mundo e as pessoas, mais fará nascer em você mesmo(a) essas energias positivas?

13 – Você compreende o espírito não vem a matéria para ganhar, para realizar, para conquistar, para casar, para ter filhos, para viver uma história, mas sim para viver provas que o ajudem a evoluir e ascender a Deus?

14 – Você compreende que Deus está em tudo, é tudo, vê tudo e sabe tudo? Que Deus é a causa primária de tudo e que nada nos acontece na vida sem a ciência de Deus? E que todo o sofrimento tem como causa o nosso afastamento de Deus e da fonte universal de toda a vida?

15 – Você compreende que a morte é apenas uma passagem, uma transição, uma mudança de estado vibratório? Que a morte nada mais é do que a perda do corpo físico e da personalidade formada na vida atual? Que nada morre, mas tudo se transforma e evolui?

16 – Você compreende que a falta, a perda e as desilusões ajudam mais em nossa evolução do que o ganho e as conquistas?

17 – Você compreende que as pessoas que mais nos atingem, que mais tocam em nossas feridas, são nossos melhores professores e quem mais nos ajudam em nosso crescimento espiritual? Que eles nos ajudam a descobrir nossas feridas, nossos limites, revelando onde estão e o que devemos reformar em nós mesmos?

18 – Você compreende que tudo faz parte de uma harmonia universal, onde cada coisa complementa a outra, ajuda a outra, se encaixa na outra? Que tudo concorre pelo bem de tudo e que nada está fora do lugar em todo o cosmos?

19 – Você compreende que a melhor forma de se libertar dos conflitos entre as pessoas é fazer o bem àqueles que te fazem mal? É dar amor àquele que nos destila ódio? É ajudar até mesmo aqueles que nos prejudicaram? Você entende que, fazendo isso, você se liberta e conquista a paz interior?

20 – Você compreende que quanto mais vive apenas para si mesmo, mais você sofre? Que o orgulho, o egoísmo, a vaidade e o interesse pessoal são as grandes causas do sofrimento humano? Você entende que quanto maior seu ego, maior o sofrimento… e quanto menos ego tiver, mais feliz e liberto vai ser?

Medite profundamente nessas questões… Elas contém a cerne de nosso melhoramento interior… da paz e da felicidade.

(Hugo Lapa)

 

Sobre Fernando Rossit

Fernando Rossit é funcionário público e reside em São José do Rio Preto. Espírita desde 1978, atua em várias tarefas nas casas espíritas "Associação Espírita Allan Kardec" e "Centro Espírita Irmão Gerônimo".

Veja

Estranho Cansaço

Quando você estiver pensando: nas hostilidades do mundo… nas aflições capazes de surgir… nos erros …

Os Quadros de Depressão no Fim de Ano

Os quadros de depressão no fim de ano são muito comuns, podendo aparecer, particularmente, entre …