Home / Espiritismo / Colunas / Participam do Imaginário Humano

Participam do Imaginário Humano

Orson Peter Carrara

Crendices e superstições não são deletérias em si mesmas. De certa forma, pois que participando do imaginário humano, despertam o interesse pela verdadeira dimensão da vida.

O mal está na consagração do falso, na exaltação da ilusão, admitindo como verdades fatos não comprovados ou deturpações oriundas das paixões humanas, normalmente utilizadas como ferramentas de manipulação que acabam se transformando em prisões emocionais, em seus lamentáveis desdobramentos psicológicos.

O raciocínio acima, em outras palavras, é do amigo Humberto Vasconcelos, de Recife-PE, e consta do livro O Silêncio foi quebrado, no capítulo Onda Mística, onde o autor faz um referencia magnífica sobre a postura de Allan Kardec na Codificação do Espiritismo, e que resumo a seguir, com transcrição parcial. Cita o autor:

“(…) Tratando de fenômenos mediúnicos, o mestre lionês chega a sugerir que na análise dessas ocorrências, deve o estudioso buscar explicações em causas materiais conhecidas, para não correr o risco de classificar como de origem espiritual um fenômeno produzido por causas fortuitas, mas bem materiais e comprováveis. Essa (…) a primeira hipótese. Vencida essa hipótese – aí sim – procure-se uma causa remota, estranha à influência material ou pessoal e então poderá surgir a causa espiritual. (…)

Um fato, uma ocorrência, uma circunstância, um fenômeno à primeira vista inexplicável, poderá ter causas humanas ou materiais, antes de ser mediúnico. Daí a recomendação que nunca pode ser esquecida: o uso do bom senso, do discernimento.

Para não cair no ridículo.

Sobre Orson Peter

Avatar
ORSON PETER CARRARA é natural de Mineiros do Tietê e reside em Matão, ambos municípios paulistas. Aposentado e consultor editorial do IDE-Instituto de Difusão Espírita, de Araras (SP), é de família espírita. Casado com Neuza Marana há 33 anos, é pai de 3 filhos e avô de Amanda, de 3 anos e de Leonardo, de 1 ano. Palestrante conhecido em todo Brasil, já esteve em 3 países da África para palestras doutrinárias, sendo articulista de vários jornais, revistas e sites. É autor de 17 livros (mais 1 no prelo este ano), preside o Instituto Cairbar Schutel que pode ser acessado pelo portal www.institutocairbarschutel.org e seu trabalho está disponível no blog orsonpetercarrara.blogspot.com

Veja

Grave e Infelizmente Muito Comum

Orson Peter Carrara Pense comigo no trecho a seguir, em transcrição parcial: “(…) A obstinação …

Verão Filosófico Espírita

Orson Peter Carrara Uma coleção de cinco módulos estudou os Princípios Fundamentais do Espiritismo, entre …