Home / Espiritismo / Doutrina Espirita / Os Espíritos Sentem Dor?

Os Espíritos Sentem Dor?

Espírito não sente dor da forma como nós a compreendemos, pois a dor é uma característica do corpo físico, do seu organismo material.

No entanto, o espírito pode sentir uma dor interna, um sofrimento pelo que fez e pelo que não fez durante a encarnação. Pode sentir a carga do bem e do mal que ele praticou. Pode sentir a carga da culpa que ele nutriu dos seus erros, que é uma dor aguda. Pode sentir a dor da mágoa de pessoas que o fizeram mal, cujo ódio ele não conseguiu se libertar. Pode sentir também o peso de ter desperdiçado sua encarnação vivendo apenas em função de uma pessoa, por pura carência afetiva.

Tantas mães passam por isso quando desencarnam e percebem que desperdiçaram toda uma longa encarnação preocupadas com um filho que, independente de sua vontade, teria que viver sua história e suas provações, pois nisso consiste o progresso do seu espírito.

Dizem que uma das maiores dores do espírito quando desencarna é a terrível sensação de tempo perdido, por sentir que desperdiçou sua encarnação com bobagens, futilidades, coisas do ego, orgulho, vaidade, aparência etc. Então ele sabe que terá que recomeçar tudo de novo, nascer, ser um bebê,  passar pela infância, viver todas as provas novamente, apenas para fazer o que ele não fez por orgulho, egoísmo e vaidade.

É certo que tudo é aprendizado, mesmo os piores erros são fontes de uma rica e fértil experiência. O que ele não aprendeu numa encarnação, pode aprender nas próximas, pois o espírito tem toda a eternidade para fazer o que precisa ser feito para sua libertação e felicidade.

No entanto, quanto mais tempo ele fica aqui na matéria preso às suas idiossincrasias, ao seu egoísmo, ao seu orgulho, à sua vaidade, maior será sua dor interna, seu sofrimento e seu tempo perdido.

Autor: Hugo Lapa

portaldoespiritualismo@gmail.com

Fonte: Espiritualidade para Todos/ https://gecasadocaminhosv.blogspot.com/

Sobre Fernando Rossit

Avatar
Fernando Rossit é funcionário público e reside em São José do Rio Preto. Espírita desde 1978, atua em várias tarefas nas casas espíritas "Associação Espírita Allan Kardec" e "Centro Espírita Irmão Gerônimo".

Veja

Temor da Morte

Determinada reportagem televisiva nos deu ciência de que, em enquete realizada junto a adolescentes de …

Como o Espírito é Resgatado no Velório?

O momento da morte representa um impacto emocional muito forte para a maioria dos seres …

2 comentários

  1. Avatar

    Como isto é incrível, tudo se encaixa mesmo.
    Mas fiquei com uma dúvida.
    Uma pessoa que trabalha para deixar as pessoas bonitas, busca deixar elas felizes com sua aparência.
    Este espirito quando desencarna ele pode sentir que desperdiçou sua existência deixando pessoas de alguma forma feliz?

  2. Avatar

    Oi eu preciso de ajuda se pode mim ajudar agradeço.dia 24de dezembro de 2019 o prefeito da cidade foi assassinado .e desde então não tenho ânimo vontade pra nada toda a pequena cidade e município parece q foi coberto pela uma nuvem de tristeza TD mundou .o pior as justiça tem envidencia q foi um crime político . aparentemente ele era uma pessoas boa caridoso vivia no meio do povo .porq isso aconteceu ? Porq estou assim? Tão desmotivada