Home / Espiritismo / Colunas / O Que Fizemos Na Vida Passada?

O Que Fizemos Na Vida Passada?

Sidney Fernandes1948@uol.com.br

Por que nascem bebês com câncer? Ou com deficiências físicas? Ou limitações intelectuais?

Analisando dores, dons, limitações e facilidades da vida atual conseguiremos encontrar pistas que nos levem a conceber como foi nossa encarnação anterior?  Da natureza de nossas vicissitudes podemos detectar tendências instintivas que representam seguros indícios dessas reminiscências?

A neta de eminente médico espírita carioca nasceu com microcefalia, o que a impedia de andar, sentar, falar e alimentar-se naturalmente. O avô procurou um amigo que atende crianças deficientes e recebeu dele a informação de que a lesão espiritual da criança teria sido originada de experiências com crianças em campos de concentração nazistas.

Eustáquia, uma jovem de trinta e três anos, portadora da Síndrome de Larsen, é completamente deformada e locomove-se numa cadeira de rodas. Segundo espírito protetor, suas limitações originaram-se de lesões perispirituais, provocadas pelo manuseio de instrumentos inquisitoriais.

***

Paintball é um jogo em que os participantes simulam batalhas, cujo objetivo é eliminar o adversário com tiros de bolas carregadas de tinta colorida. As marcas atingem ambos os contendores e depois exigem meticulosa limpeza.

Pensamentos, atitudes, palavras e atos criam sulcos horrendos no campo da alma, tanto quanto cada ação generosa e cada pensamento superior acrescentam beleza e perfeição à forma espiritual.

Mal comparando, poderíamos dizer que as ações humanas se assemelham aos respingos do paintball, que aderem à essência do agente responsável tanto pelo bem, como pelo mal, deixando ali marcas indeléveis. Os efeitos dos atos que cometemos são gravados, não como simples respingos ou resíduos, mas com verdadeiros ferros em brasa, em nossos corpos espirituais, cujas marcas não serão extraídas com um simples banho.

— Todos somos herdeiros de nós mesmos, diria André Luiz.

Fecha-se o mágico triângulo, composto:

— Pelo registro de nossas culpas na alma;

— Pela lei de causa e efeito; e

— Pela reencarnação.

As máculas de nossas culpas são imediatamente registradas em nosso corpo astral, com o qual caminharemos pelos campos espirituais e que servirá de fôrma da forma de que nos revestiremos em futuras encarnações provacionais.

Por que nascem bebês com câncer? Ou com deficiências físicas? Ou limitações intelectuais?

O Espiritismo traz as respostas, elucidando as origens das dores e limitações de um nascituro, que viveu e errou muitas vezes, antes desta vida, e agora recebe a divina oportunidade de reajuste de suas deficiências pretéritas. A lei divina se aplica em todos planos do universo.

Sobre Sidney Fernandes

Avatar
Sidney Fernandes (1948@uol.com.br) nasceu em Bauru, em 1948. Gerente do Banco do Brasil e Empresário, hoje está aposentado e se dedica integralmente à veiculação do Espiritismo. Participou ativamente da Mocidade Espírita até integrar-se ao Centro Espírita Amor e Caridade de Bauru (SP). Escritor e orador profere palestras em várias cidades brasileiras. Veja página deste Autor

Veja

Doutrina de Amor e Luz

Sidney Fernandes    Em meados do século XX, as concentrações e congressos espíritas estavam a …

Rivail ou Kardec?

Sidney Fernandes   Um professor de vinte e quatro anos de idade detectou falhas no …