Home / Espiritismo / Doutrina Espirita / O que é  Espírito “Completista”?

O que é  Espírito “Completista”?

No livro “Missionários da Luz”, do espírito André Luiz, encontramos a explicação do que seja um espírito completista.

Manassés, atendendo à curiosidade de André Luiz, explicou que “completista” é o título que designa os raros irmãos que aproveitam todas as oportunidades construtivas que o corpo terrestre lhes oferece. Esses casos, embora raros, existem. Passam, freqüentemente, para o plano espiritual, pessoas anônimas, sem fichas de propaganda terrestre, mas com imenso lastro de espiritualidade superior.

O “completista”, na qualidade de trabalhador leal e produtivo, pode escolher, à vontade, o corpo futuro, quando lhe apraz o regresso à Crosta em missões de amor e iluminação, ou recebe veículo enobrecido para o prosseguimento de suas tarefas, a caminho de círculos mais elevados de trabalho.

André perguntou a Manassés se ele sabia de algum “completista” que tivesse recentemente regressado à Crosta. Certamente ele teria escolhido um organismo irrepreensível… Manassés respondeu que conhecia, sim, mas nenhum dos que ele vira partir, apesar de seus méritos, escolheu formas irrepreensíveis quanto às linhas exteriores. Pediram, sim, providências em favor da existência sadia, preocupando-se com a resistência, equilíbrio, durabilidade e fortaleza do instrumento físico, mas solicitaram medidas tendentes a lhes atenuarem o magnetismo pessoal, em caráter provisório, evitando-se-lhes apresentação física muito primorosa, ocultando desse modo a beleza de suas almas para a eficiente garantia de suas tarefas, premunindo-se contra as vibrações da inveja, do despeito, da antipatia gratuita e das disputas injustificáveis.

É por isso que os trabalhadores conscientes, na maioria das vezes, organizam seus corpos em moldes exteriores menos graciosos, fugindo, por antecipação, ao influxo das paixões devastadoras das almas em desequilíbrio. Os “completistas” – acrescentou Manassés – abandonam toda experiência que os possa distrair no caminho da realização da Vontade Divina. (Cap. 12, págs. 169 a 171)

http://www.oconsolador.com.br/35/estudandoaserieandreluiz.html

Sobre Fernando Rossit

Avatar
Fernando Rossit é funcionário público e reside em São José do Rio Preto. Espírita desde 1978, atua em várias tarefas nas casas espíritas "Associação Espírita Allan Kardec" e "Centro Espírita Irmão Gerônimo".

Veja

Esquecimento do Passado

Esquecido de seu passado o Espírito é mais senhor de si. “O passado é a …

Sou Cristão, posso tecer críticas aos Políticos?

Um assunto espinhoso é a chamada crítica. Quem gosta de recebê-la? Ainda não ouvi quem …