Home / Espiritismo / Colunas / Na Terra e no Céu

Na Terra e no Céu

Alguns dias atrás, em sessão mediúnica do C. E. Francisco Cândido Xavier, de São José do Rio Preto, São Paulo, um dos trabalhadores espirituais assim se pronunciou:
Asseverou-nos o Senhor Jesus que tudo o que for ligado na Terra será ligado no Céu, esclarecendo-nos que os interesses, os costumes e os valores pessoais seguem com o espírito, além da vida física, ao adentrar a vida espiritual de retorno“.

A noção do tempo, da posse, da cultura, enfim, mantém o espírito em um labirinto mnemônico vivendo em um círculo vicioso, portanto estacionado, no tempo e nas ideias.

Valores religiosos, tanto quanto qualquer outra fixação impedem o espírito de desenvolver o raciocínio, bloqueando as possibilidades de crescimento espiritual.

A dinâmica da vida se encarrega de acordá-lo no devido tempo para retomada da vida estuante.

É preciso, naturalmente, dar sequência ao desenvolvimento do atributo mais precioso que é a inteligência.

Com o esclarecimento vem o conhecimento da Lei de Progresso e do Bem e do Mal, criando o discernimento necessário para o desenvolvimento moral.

De relance, o espírito, em dado momento, percebe o tempo perdido e retoma o caminho necessário.

Assim sendo, cabe-nos a reflexão: Onde estamos estacionados? Quais são os nossos reais valores espirituais? Quanto do meio social ainda nos prende? E o campo da posse?

É necessário acordar para que tenhamos como caminho à frente o que é produtivo ao espírito imortal.

Deve-se viver a vida material que se tem, pois que é dádiva dada por Deus, mas sempre será necessário dilatar o horizonte da vida espiritual, porque é para a vida espiritual que fomos formados e que, inevitavelmente vai ocorrer.

Pensemos nisso e prossigamos sempre atentos ao “amai-vos e instruí-vos”.

Evidentemente, como ensina Kardec, trata-se de opinião pessoal de um espírito desencarnado, e por isso devemos passá-la pelo crivo da razão, mas a opinião exarada pela entidade espiritual nos faz lembrar uma outra orientação do Senhor Jesus: “Onde estiver o teu tesouro, aí estará o teu coração.”.

Pensemos nisso.

Antônio Carlos Navarro

Sobre Antonio Carlos Navarro

Avatar
Espírita de São José do Rio Preto - SPFrequentador e Dirigente do Centro Espírita Francisco Cândido Xavier em São José do Rio Preto, SP. Estudioso, palestrante e editor de inúmeros textos e conteúdo EspíritaGênero de livros Espírita que prefere: Mediunidade, DoutrinárioIniciou seus primeiros contatos com a Doutrina Espirita: 1986

Veja

A Necessidade Maior

Ao atingir o Reino Hominal, o Espírito tem latente em si toda a força dos …

Aposentar, ou não aposentar, eis a questão!

Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Jesus – João 5:17 “O trabalho …