Home / Espiritismo / Colunas / Lembretes para a Vida

Lembretes para a Vida

Diz o bom senso que os Grandes Espíritos falam muito com poucas palavras, a traduzirem para nós outros a Verdade que precisamos entronizar em nossas consciências.

Assim, permitimo-nos transcrever abaixo uma mensagem ditada a Francisco Cândido Xavier, pelo iluminado Espírito Tereza d’Ávila (1), que traz em si todo um universo de ensinamentos na forma de lembrete, título dado à mensagem.

A simplicidade é tão maior, quanto mais profunda se mostra:

“O mundo é cerâmica sublime, em pleno cosmos.

A carne é o barro; o espírito é o oleiro.

Cada homem plasma seu destino de acordo com a própria vontade.

Há quem fabrique ânforas para o vinho do Senhor, e há os que modelam crateras para a cicuta do espírito.

Companheiro da Terra, faze da existência um vaso sagrado, em que a Divina Bondade se manifeste.

Na pobreza ou na abastança, na felicidade ou na desventura, não te esqueças de que a vida corpórea é divina argila em tuas mãos.” (1)

Não precisamos aqui analisar o conteúdo, explícito ou das entrelinhas, porque mais do que a clareza ímpar exposta pela Grande Alma, há aquilo que é particular a cada um de nós devido à bagagem que arregimentamos em nossa caminhada pessoal ao longo dos séculos, seja como encarnado ou desencarnado.

Que possamos meditar em cada palavra e cada frase, para aumentar nosso nível de conscientização sobre como temos vivido, e o que temos feito ou deixado de fazer, na bendita oportunidade que temos nas mãos, enquanto aprendizes da Doutrina Espírita e do Evangelho do Senhor Jesus, na busca por uma condição espiritual melhor.

Pensemos nisso.

Antônio Carlos Navarro

Lembretes para a Vida

Referência Bibliográfica:
(1) Francisco Cândido Xavier; Falando à Terra – Mensagens mediúnicas de vários Espíritos; pág. 217, FEB; 1951.

Nota do Autor:
O grifo é nosso.

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <https://missionbibleclass.org/old-testament-stories/old-testament-part-2/kingdom-ends-captivity-return-prophets/jeremiah-learns-lessons-from-a-potter/>. Acesso em: 21JUN2016.

Sobre Antonio Carlos Navarro

Avatar
Espírita de São José do Rio Preto - SPFrequentador e Dirigente do Centro Espírita Francisco Cândido Xavier em São José do Rio Preto, SP. Estudioso, palestrante e editor de inúmeros textos e conteúdo EspíritaGênero de livros Espírita que prefere: Mediunidade, DoutrinárioIniciou seus primeiros contatos com a Doutrina Espirita: 1986

Veja

As seis condições do espírito imortal

O grande estudioso e pensador espírita Cosme Massi desenvolveu uma forma muito peculiar para interpretarmos …

Regime para Olho Gordo

A denominação “Olho Gordo” é dada, pela cultura popular, à pessoa que possui e demonstra …