Home / Espiritismo / Colunas / Lei do Intercâmbio – Magnífica Comparação!

Lei do Intercâmbio – Magnífica Comparação!

Orson Peter Carrara

Conteúdos líquidos ou sólidos se adequam ao recipiente onde são depositados, sujeitando-se às condições com que se apresentam, em dimensões de altura, largura ou comprimento. E mesmo às questões de higiene, embalagem, local de estocagem que podem deteriorar com danos inclusive à saúde. Isso para falar dos produtos que consumimos especialmente na alimentação, entre outros usos domésticos, onde produtos perdem a validade.

A virtualidade também pode ser citada com os ruídos de conexões que travam, de sinais que falham ou instalações precárias ou deficientes que não permitem comunicação de alto nível.

Emmanuel, em sua sabedoria, no capítulo 27 – Mediunidade, de seu fabuloso livro Roteiro, faz considerações sobre essa lei de intercâmbio pela faculdade mediúnica. Afirma o lúcido autor: “(…) cada servidor se reveste de características próprias. O conteúdo sofrerá sempre a influenciação da forma e da condição do recipiente. Essa é a lei do intercâmbio. (…)”.

E faz comparações interessantes citando que uma taça não comportará receber a mesma quantidade de água que suporta uma caixa para centenas de litros. Também cita o exemplo de que um perfume não será o mesmo se guardado num vaso com lodo. E conclui que “(…) Mediunidade (…) reclama estudo constante e devotamento ao bem para o indispensável enriquecimento da ciência e da verdade (…)”. E há ainda um parágrafo final que deixo ao leitor buscar para igualmente enriquecer-se com a sabedoria do benfeitor.

O fato, final, porém, é que sem o estudo, a disciplina, o desejo do bem e o esforço nessa direção, seremos todos recipientes adaptados e limitados ou carentes para bem oferecer os conteúdos trazidos pelo intercâmbio da mediunidade. Aplique-se as comparações acima, com os devidos ajustes e se verá que bela comparação para bem entendermos essa benção! Para bem recepcionar os conteúdos, deveremos livrar-nos de tolas vaidades ou pretensões.

Sobre Orson Peter

Avatar
ORSON PETER CARRARA é natural de Mineiros do Tietê e reside em Matão, ambos municípios paulistas. Aposentado e consultor editorial do IDE-Instituto de Difusão Espírita, de Araras (SP), é de família espírita. Casado com Neuza Marana há 33 anos, é pai de 3 filhos e avô de Amanda, de 3 anos e de Leonardo, de 1 ano. Palestrante conhecido em todo Brasil, já esteve em 3 países da África para palestras doutrinárias, sendo articulista de vários jornais, revistas e sites. É autor de 17 livros (mais 1 no prelo este ano), preside o Instituto Cairbar Schutel que pode ser acessado pelo portal www.institutocairbarschutel.org e seu trabalho está disponível no blog orsonpetercarrara.blogspot.com

Veja

Professar e Lecionar

Orson Peter Carrara O verbo professar lembra a palavra professora, cuja data estamos comemorando neste …

Intenção Predominante

Orson Peter Carrara Afirma Cairbar Schutel em seu Preâmbulo, no livro Parábolas e Ensinos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.