Home / Espiritismo / Colunas / Intenção Predominante

Intenção Predominante

Orson Peter Carrara

Afirma Cairbar Schutel em seu Preâmbulo, no livro Parábolas e Ensinos de Jesus (de 1928): “(…)

A intenção predominante de Jesus, não cansemos de repeti-lo, foi libertar os homens do jugo do dogma e excluir dos corações o espírito da dúvida que obsidia os relutantes, os indecisos e os que não sabem donde vieram, quem são e para onde vão (…)”.

Dogmas e espírito de dúvida realmente aprisionam, condicionam, resultando em lamentáveis fatos. Libertar-nos de tais prisões emocionais e psicológicas – normalmente decorrentes de dogmas e espírito de dúvida – significa serenidade e compreensão para os altos objetivos da vida. Saber quem somos, de onde viemos e para onde vamos, altera completamente o panorama e a perspectiva de nossos dias. A convicção firmada no raciocínio e na reflexão vai gradativamente construindo ambientes de serenidade, exatamente pela compreensão que traz.

Interessante observar a atualidade da observação na afirmação de Schutel: “excluir dos corações o espírito da dúvida que obsidia os relutantes, os indecisos, os que não sabem… “. Essencial essa providência, pois que a dúvida alimentada obsidia mesmo, causando variados transtornos no entender do processo de viver e aprender. Muito mais seguro prosseguir quando sabemos as razões de seguir adiante.

No texto, pois, do citado livro, de onde retiramos a afirmação, as considerações do autor são valiosas, pois que demonstra em poucos parágrafos o esforço de Jesus nessa direção: libertar da ignorância, romper os prejuízos dos condicionamentos causados pela limitação da visão humana.

E isso foi seguido por aqueles que o compreenderam e continua despertando continuamente outras almas para esse exato sentido da vida: não somos o corpo, esta é uma experiência temporária. Somos imortais, rumo aos grandes anseios da evolução. Sugiro ao leitor reler o citado e rico Preambulo.

Sobre Orson Peter

Avatar
ORSON PETER CARRARA é natural de Mineiros do Tietê e reside em Matão, ambos municípios paulistas. Aposentado e consultor editorial do IDE-Instituto de Difusão Espírita, de Araras (SP), é de família espírita. Casado com Neuza Marana há 33 anos, é pai de 3 filhos e avô de Amanda, de 3 anos e de Leonardo, de 1 ano. Palestrante conhecido em todo Brasil, já esteve em 3 países da África para palestras doutrinárias, sendo articulista de vários jornais, revistas e sites. É autor de 17 livros (mais 1 no prelo este ano), preside o Instituto Cairbar Schutel que pode ser acessado pelo portal www.institutocairbarschutel.org e seu trabalho está disponível no blog orsonpetercarrara.blogspot.com

Veja

Professar e Lecionar

Orson Peter Carrara O verbo professar lembra a palavra professora, cuja data estamos comemorando neste …

Lei do Intercâmbio – Magnífica Comparação!

Orson Peter Carrara Conteúdos líquidos ou sólidos se adequam ao recipiente onde são depositados, sujeitando-se …