Home / Espiritismo / Colunas / Indicação de livro: Jesus no Lar / Chico Xavier pelo Espírito de Neio Lúcio FEB- 6ª impressão- 2013.

Indicação de livro: Jesus no Lar / Chico Xavier pelo Espírito de Neio Lúcio FEB- 6ª impressão- 2013.

Este livro apresenta lições ensinadas pelo mestre Jesus em reuniões na casa de Simão Pedro, onde foi realizado o primeiro Culto Cristão no Lar, há mais de 20 séculos. Esse livro foi psicografado por Chico Xavier e Neio Lúcio no ano de 1950. Os capítulos são curtos com temas variados que afligem o ser humano. São apresentados sob a forma de histórias simples e de fácil compreensão, fornecendo-nos valiosíssimos ensinamentos, úteis também para a nossa atualidade, pois, apesar do tempo decorrido desde a vinda de Jesus, a humanidade carece e muito do progresso moral, tendo em vista as aflições permanentes na vida da maioria das pessoas. Outro fato curioso do livro é a aproximação do leitor com a vida cotidiana de Jesus junto aos seus discípulos e daqueles que o seguiam. Verifica-se, também, que os discípulos tinham dificuldades e dúvidas que os levavam a preocupar-se com a missão de divulgar o Evangelho. E o Mestre, na sua bondade e compreensão infinita das limitações humanas, narrava histórias que os esclareciam, aliviavam e, ao mesmo tempo, os alegravam, dando-lhes bom ânimo para o que haveria de vir. Por várias vezes, nos capítulos, há menção de que Jesus sorria em decorrência da ingenuidade das questões apresentadas, demonstrando com clareza que entendia a nossa condição evolutiva. Cada um no seu tempo, no seu nível de compreensão. Proclamava o Senhor: Meu Reino não é deste mundoOs Mansos e Pacíficos serão chamados filhos de Deus… Sobre a justiça das aflições, esclarecia: Bem- aventurados os que choram porque serão consolados… São muitos os ensinamentos que jazem adormecidos no coração e na mente dos homens. Os conflitos do ser humano com os do ser espiritual ainda permanecem, mesmo sabendo-se que Não se pode Servir a Deus e a Mamon e que Fora da Caridade não há Salvação.

Assim, uma demonstração iluminada de como conseguir conquistar a vida plena, que é a espiritual, nos é apresentada de forma leve e amorosa nas palavras do Cristo, benevolente para conosco e para com nossas faltas. Que possamos estar conscientes de que temos um longo caminho a percorrer para fazer Brilhar a nossa Luz e Construir o Reino de Deus em nosso interior.

Abaixo, algumas frases de Jesus nas lições primorosas de Jesus no Lar, livro que recomendamos como de cabeceira, e para a realização do Evangelho no Lar, bem como bibliografia para as palestras públicas.

Cultura e santificação representam forças inseparáveis da glória espiritual. A sabedoria e o amor são as duas asas dos Anjos que alcançaram o Trono divino, mas, em toda parte, quem ama segue à frente daquele que simplesmente sabe (Capítulo 9).

Um homem sozinho é apenas um adorno vivo na solidão, mas aquele que coopera em benefício do próximo é credor do auxílio comum. Ajudando, seremos ajudados. Dando, receberemos, essa é a Lei Divina (Capítulo 15).

A pretexto de acender a luz da verdade, que ninguém destrua a candeia da esperança (Capítulo18).

Quem se demora na contemplação do mal, não está em condições de fazer o bem (Capítulo34).

O mais intrincado problema do mundo, meus filhos, é o de cada homem cuidar dos próprios negócios, sem intrometer-se nas atividades alheias. Enquanto cogitamos de responsabilidades que competem aos outros, as nossas viverão esquecidas (Capítulo 36).

Jesus continua falando aos companheiros de todas as latitudes. Que a sua  voz incisiva e doce possa gravar no livro de nossa alma a lição renovadora de que carecemos à frente do porvir, convertendo-nos em semeadores ativos de seu infinito amor, é a felicidade maior a que poderemos aspirar (Prefácio, Emmanuel – Pedro Leopoldo, 3 de outubro de 1949).

Biografia resumida do espírito:

Autor de livros infantis e de mensagens, o Espírito Neio Lúcio é antigo conhecido do Espírito Emmanuel; apareceu na obra Cinquenta anos depois sob a alcunha de Cneio Lucius. Em uma de suas existências terrestres, o autor espiritual também se relacionou com o médium Francisco Cândido Xavier, quando reencarnou como o educador Arthur Joviano, pai de Rômulo Joviano, chefe de Chico Xavier na Fazenda Modelo, em Pedro Leopoldo (MG). Como Arthur Joviano, Neio Lúcio contribuiu ativamente para a formação de uma nova diretriz da educação primária no início do século XX com o Programa de ensino (1906), método que buscava combater o analfabetismo e ensinar o maior número possível de crianças a ler e escrever.

Após retornar ao mundo espiritual, em 1934, o Espírito Neio Lúcio ditou diversas obras a Chico Xavier, seis das quais fazem parte do catálogo da FEB Editora. São elas: Alvorada Cristã, Jesus no Lar, Mensagem do Pequeno Morto, A Vida Fala 1, A Vida Fala 2, A Vida Fala 3.

Fonte: Federação Espírita Brasileira

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Chico%20Xavier/Biografia%20do%20Espiritos/Neio%20Lucio/Neio%20Lucio.htm

Sobre Lilian Madi Ravazzi

Avatar

Veja

Indicação de Livro: Conviver e Melhorar / Como relacionar-se harmonicamente com diferentes personalidades

CONVIVER E MELHORAR/ Como relacionar-se harmonicamente com diferentes personalidades Autores: Francisco do Espírito Santo Neto ditado …