Home / Espiritismo / Colunas / Há algo de novo

Há algo de novo

Em novembro de 1983 a Federação Espírita Brasileira lançou a Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE, apoiada, segundo a apresentação inserida no Tomo I, nas seguintes orientações de Allan Kardec: “um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da ciência e difundir o gosto pelos estudos sérios […]”. (1)

Trata-se de um avanço singular no estudo da Doutrina Espírita, porque permite uma dinâmica grupal extremamente proveitosa, dada a riqueza dos textos explicativos das premissas doutrinárias que traz em seus tomos.

Dizemos isso com conhecimento de causa. No Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, de São José do Rio preto, São Paulo, onde estamos vinculados, o ESDE foi implantado há alguns anos, e tem produzido muito conhecimento doutrinário aos participantes dos grupos de estudo de forma bastante produtiva.

É um passo significativo para a otimização da divulgação dos postulados espíritas.

Porém, a grandeza do ESDE não tira da individualidade humana a responsabilidade pelo estudo fora do Centro Espírita. Sempre será necessário nos lembrar da orientação do Espírito da Verdade, inserida nas instruções dos espíritos do capítulo seis de O Evangelho Segundo o Espiritismo: “Espíritas, amai-vos, eis o primeiro ensinamento, instruí-vos, eis o segundo”.

Para estudo de O Livro dos Espíritos, que nos apresenta o Consolador prometido por Nosso Senhor Jesus Cristo, há uma agradável novidade entre nós. O IDE – Instituto de Difusão Espírita lançou em 2015 uma obra extremamente fácil para se captar a essência da filosofia espírita. Trata-se de “Vivendo a Doutrina Espírita”, dividida em quatro tomos, da lavra psicográfica do médico e médium Antônio Baduy Filho, ditado pelo espírito André Luiz.

De uma forma muito clara, objetiva e sintética, André Luiz comenta passo a passo, começando pela introdução, todo O Livro dos Espíritos, com fartos exemplos, comparações e paralelismos, para que as anotações de Allan Kardec, e as perguntas e suas respectivas respostas se tornem mais facilmente compreensíveis.

Há tempos não se via algo desse porte nas prateleiras das livrarias e bibliotecas espíritas.

Parabéns e obrigado ao espírito André Luiz, ao médium Antônio Baduy Filho e a IDE pela concretização do projeto que, com certeza, é obra planejada pelos espíritos superiores visando o esclarecimento de todos nós, aprendizes da Doutrina Espírita.

Antônio Carlos Navarro

Referências bibliográficas:
(1) Obras Póstumas

Sobre Antonio Carlos Navarro

Avatar
Espírita de São José do Rio Preto - SPFrequentador e Dirigente do Centro Espírita Francisco Cândido Xavier em São José do Rio Preto, SP. Estudioso, palestrante e editor de inúmeros textos e conteúdo EspíritaGênero de livros Espírita que prefere: Mediunidade, DoutrinárioIniciou seus primeiros contatos com a Doutrina Espirita: 1986

Veja

A Necessidade Maior

Ao atingir o Reino Hominal, o Espírito tem latente em si toda a força dos …

Aposentar, ou não aposentar, eis a questão!

Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Jesus – João 5:17 “O trabalho …