Home / Espiritismo / Colunas / Grave e Infelizmente Muito Comum

Grave e Infelizmente Muito Comum

Orson Peter Carrara

Pense comigo no trecho a seguir, em transcrição parcial:

“(…) A obstinação em disputar satisfações egoísticas, entre os companheiros da carne, constitui-lhe deplorável inibição e os preconceitos ruinosos, os terríveis enganos do sentimento, os pontos de vista pessoais, as opiniões preconcebidas, as paixões desvairadas, os laços enfermiços, as concepções cristalizadas, os propósitos menos dignos, a imaginação intoxicada e os hábitos perniciosos representam fardos enormes que constrangem a alma ao passo vacilante, de atenção voltada para as experiências inferiores.(…)”

Note o leitor que é quase uma lista bem peculiar à nossa condição humana. Ela está no capítulo 38 do livro Roteiro, de Emmanuel. Infelizmente tais posturas são verdadeiras barragens que impedem a felicidade, a harmonia, a paz que se busca ou espera-se encontrar. Tais comportamentos, tão comuns entre nós, impedem que nos libertemos de vícios e condicionamentos alimentados durante décadas e que são as causas de sofrimento, quando na estada que nos aguarda em breve tempo.

Tratemos, pois, de suavizar nosso comportamento, tornando-nos mais facilitadores, mais amenos nos relacionamentos. Isso reverterá em nosso próprio benefício.

Daí a importância de prestarmos mais atenção ao que está à nossa volta, ao invés de nos iludirmos com tantos apegos dispensáveis….

Sobre Orson Peter

Avatar
ORSON PETER CARRARA é natural de Mineiros do Tietê e reside em Matão, ambos municípios paulistas. Aposentado e consultor editorial do IDE-Instituto de Difusão Espírita, de Araras (SP), é de família espírita. Casado com Neuza Marana há 33 anos, é pai de 3 filhos e avô de Amanda, de 3 anos e de Leonardo, de 1 ano. Palestrante conhecido em todo Brasil, já esteve em 3 países da África para palestras doutrinárias, sendo articulista de vários jornais, revistas e sites. É autor de 17 livros (mais 1 no prelo este ano), preside o Instituto Cairbar Schutel que pode ser acessado pelo portal www.institutocairbarschutel.org e seu trabalho está disponível no blog orsonpetercarrara.blogspot.com

Veja

Verão Filosófico Espírita

Orson Peter Carrara Uma coleção de cinco módulos estudou os Princípios Fundamentais do Espiritismo, entre …

Tempo de crise – Orson Peter Carrara

Quando surgem as crises – sejam de qualquer origem – o impositivo é de serenidade. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.