Home / Espiritismo / Doutrina Espirita / Espíritas ou Kardecistas?

Espíritas ou Kardecistas?

Espiritismo é uma doutrina filosófica, científica e religiosa.
Espiritualismo é a crença em algo além da matéria. Muitas crenças crêem na comunicação com os espíritos, mas não são espíritas.

Podemos concluir que todo espírita é espiritualista (porque crê em algo além da matéria), mas nem todo espiritualista é espírita (porque não segue os ensinamentos trazidos pelos espíritos através de Allan Kardec) .

AFINAL, NÓS SOMOS ESPÍRITAS OU KARDECISTAS?

Nós espíritas não podemos relutar em responder quando somos inquiridos qual é a nossa religião, e jamais dizer: “EU SOU KARDECISTA.” Devemos responder: “EU SOU ESPÍRITA”.

Quando respondemos “SOU KARDECISTA” estamos afirmando que o Espiritismo se divide com várias denominações, o que não é verdade. Muitos dizem, por exemplo: “alto espiritismo, espiritismo de mesa branca, linha Kardecista, Espiritismo do Bem, etc.” Mas Espiritismo é um só.

Centro Espírita só os que seguem a Doutrina dos Espíritos.

As outras religiões que usam o nome de “Centro Espírita” e divergem dos ensinamentos dos Espíritos que estão nas obras básicas codificadas por Kardec, não são Centros Espíritas, são Casas Espiritualistas.

Eis alguns exemplos de casas espiritualistas: “Centro Espírita Tenda Fraterna”, “Centro Espírita de Umbanda Cobra Coral” etc. Tais casas deveriam mudar para “Casa Espiritualista Tenda fraterna”; “Casa Espiritualista de Umbanda Cobra Coral”.

Mas lembrando sempre que, todas devem ser respeitadas.

Além de tudo isso, quando dizemos “SOU KARDECISTA”, estamos dizendo também que seguimos os ensinamentos de Kardec, quando na verdade seguimos os ensinamentos dos espíritos. Kardec apenas organizou os ensinamentos dos espíritos.

O Espiritismo é uma doutrina:

-sem sacerdotes, sem dogmas, sem rituais, não adota em suas reuniões e em suas práticas qualquer tipo de paramentos ou vestes especiais;

-não utilizamos sal grosso, plantas, amuletos etc. (porque o nosso coração é nosso escudo, quando nele mora o amor);

-não adotamos cálice com vinho ou bebidas alcoólica (os espíritas não devem alimentar o vício do álcool nem do fumo, porque precisamos estar lúcidos para apreciar a beleza da vida);

-não utilizamos incenso, mirra, velas (porque são coisas materiais e nós usamos a prece para nos sustentar o espírito);

-não temos altares, imagens, andores, procissões, pagamento pelos trabalhos espirituais, talismãs, sacrifício animal, santinhos, administração de indulgências, confecção de horóscopos, exercício da cartomancia, quiromancia, astrologia, numerologia, cromoterapia, pagamento de promessas, despachos, riscos de cruzes e pontos, não temos curas espirituais com cortes, orações milagrosas para resolver problemas sentimentais, financeiros etc.

COMPILAÇÃO DE RUDYMARA

Por que no Brasil se confunde Espiritismo com cultos africanistas, com terreiros e coisas assim?

Raul Teixeira responde: Isso se deve ao fato de termos um grande contingente de pessoas que desconhecem o que seja o Espiritismo e que não se interessam, nem desejam saber o que realmente ele é. Muitos espalham informações sobre o Espiritismo de acordo com o que supõem que seja, demonstrando grande dose de leviandade ou de má intenção. Ainda que o Espiritismo e, por sua vez, os espíritas, não tenham nada contra as práticas e crenças africanistas, é importante que cada coisa esteja no seu lugar, facilitando até a busca e o enquadramento das criaturas que estão procurando novas propostas de vida. Somente por meio das leituras sérias e dos estudos metódicos se conseguirá desfazer a confusão que gera tantos mal entendidos entre os espiritualismo.

(Do livro: Ante o vigor do Espiritismo – J. Raul Teixeira)

GRUPO DE ESTUDO ALLAN KARDEC

Sobre Fernando Rossit

Avatar
Fernando Rossit é funcionário público e reside em São José do Rio Preto. Espírita desde 1978, atua em várias tarefas nas casas espíritas "Associação Espírita Allan Kardec" e "Centro Espírita Irmão Gerônimo".

Veja

Chico Xavier tinha a Pele do Rinoceronte

Nas noites de segunda e sexta-feira, ele colocava o Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan …

O Poder e Sua Força Corruptora

A frase “o poder corrompe”, atribuída ao historiador inglês John Emerich Edward Dalberg, também conhecido …