Home / Espiritismo / Colunas / Duas Frases de Genésio

Duas Frases de Genésio

Orson Peter Carrara

Genésio é instrutor apresentado no capítulo 26 – Novas perspectivas, do livro Nosso Lar (edição FEB). Na narrativa, após apresentação e pequenos diálogos constantes do citado capítulo, Genésio apresenta duas frases, uma após outra, de grande significado para reflexão cabível em muitas circunstâncias da vida humana e aplicável para qualquer um de nós nas experiências próprias de aprendizado.

As frases são; a) Quando o servidor está pronto, o serviço aparece; b) Quando o discípulo está preparado, o Pai envia o instrutor.

Agora deixo com o leitor aprofundar reflexões sobre o alcance e significado das duas afirmativas. O “Pai” ali referido é Deus, o Criador, o autor da vida, o condutor das harmonias todas do Universo.

Por outro lado, como é o servidor estar pronto? Quando estamos preparados? Quem é o instrutor? Que serviço será que aparece? Fenomenal ampliar considerações sobre tudo isto.

Note-se que aí incluem, com naturalidade, a iniciativa, a disposição para o trabalho, o comprometimento com as boas causas, a vontade ativa. E, claro, recepcionar um instrutor tem grande significado na extensão dos méritos adquiridos para essa ou aquela responsabilidade. Quem ele é? Como reconhece-lo? Em quais circunstâncias? E já imaginou o leitor o que é um discípulo preparado? E, por outro lado, como estamos nós (a pergunta é inevitável!) diante da extensa seara de serviço a executar e da consciência de discípulo das grandes causas do bem?

Deixo ao leitor, como disse acima, aprofundar reflexões.

Sobre Orson Peter

Avatar
ORSON PETER CARRARA é natural de Mineiros do Tietê e reside em Matão, ambos municípios paulistas. Aposentado e consultor editorial do IDE-Instituto de Difusão Espírita, de Araras (SP), é de família espírita. Casado com Neuza Marana há 33 anos, é pai de 3 filhos e avô de Amanda, de 3 anos e de Leonardo, de 1 ano. Palestrante conhecido em todo Brasil, já esteve em 3 países da África para palestras doutrinárias, sendo articulista de vários jornais, revistas e sites. É autor de 17 livros (mais 1 no prelo este ano), preside o Instituto Cairbar Schutel que pode ser acessado pelo portal www.institutocairbarschutel.org e seu trabalho está disponível no blog orsonpetercarrara.blogspot.com

Veja

Grave e Infelizmente Muito Comum

Orson Peter Carrara Pense comigo no trecho a seguir, em transcrição parcial: “(…) A obstinação …

Verão Filosófico Espírita

Orson Peter Carrara Uma coleção de cinco módulos estudou os Princípios Fundamentais do Espiritismo, entre …