Home / Espiritismo / Colunas / Devotamento e Abnegação

Devotamento e Abnegação

Orson Peter Carrara

As duas virtudes são análogas. Parecem iguais, mas tem uma diferenciação peculiar. Uma busca no dicionário indica que Devotamento é grande empenho, com generosidade e sacrifícios em muitas ocasiões, entrega com desinteresse, entre outras. Já Abnegação indica ação com desprendimento e altruísmo, dedicação extrema em favor de uma causa, de uma pessoa, de uma iniciativa.

Aparentemente parecem iguais, mas há uma diferença fundamental. No devotamento, o agente, embora mobilizando suas capacidades internas, doa algo externo ao bem do outro, com empenho, dedicação e muitas vezes no sacrifício do próprio interesse, enquanto que na abnegação, o agente, embora mobilizando as mesmas capacidades, doa ao outro algo interno de si mesmo para o bem alheio. Aqui a dedicação é extrema, em sacrifício até da própria vida, se preciso.

É muito interessante porque ambas as virtudes muito se aproximam, mas são diferentes. E há um detalhe que impressiona ao raciocinar sobre elas: a abnegação emerge sem que desapareça o devotamento, pois aí elas passam a coexistir. O devotamento já é uma grande virtude, mas seu exercício faz surgir a abnegação, atributo ou conquista das grandes almas, que já compreendem a vivência plena do amor, pois que o bem alheio é colocado acima de qualquer condição. É para pensar, não é mesmo? Conseguimos já exercitar o devotamento?

 

Sobre Orson Peter

Avatar
ORSON PETER CARRARA é natural de Mineiros do Tietê e reside em Matão, ambos municípios paulistas. Aposentado e consultor editorial do IDE-Instituto de Difusão Espírita, de Araras (SP), é de família espírita. Casado com Neuza Marana há 33 anos, é pai de 3 filhos e avô de Amanda, de 3 anos e de Leonardo, de 1 ano. Palestrante conhecido em todo Brasil, já esteve em 3 países da África para palestras doutrinárias, sendo articulista de vários jornais, revistas e sites. É autor de 17 livros (mais 1 no prelo este ano), preside o Instituto Cairbar Schutel que pode ser acessado pelo portal www.institutocairbarschutel.org e seu trabalho está disponível no blog orsonpetercarrara.blogspot.com

Veja

Escolha sua Praia

Orson Peter Carrara A expressão acima foi dita, com propriedade, na gravação de estudos do …

Kardec me Surpreende!

Orson Peter Carrara Essa afirmação foi feita pelo amigo Humberto Vasconcelos, de Recife (PE), em …