Home / Espiritismo / Colunas / Detalhe Significativo: Deus o Colocou…

Detalhe Significativo: Deus o Colocou…

– Orson Peter Carrara

Nem sempre nos damos conta, mas está lá. Questão 873 de O Livro dos Espíritos traz uma informação muito importante: o sentimento de justiça pode ser desenvolvido pelo progresso moral, mas não o dá. Deus o colocou no coração humano. Daí se explica, conforme também constante da resposta dada pelos espíritos, que muitas vezes se encontra noções mais exatas de justiça em pessoas simples e mesmo em homens primitivos, do quem em homens considerados de saber. Todavia, nesses, os considerados de saber, esse sentimento mistura-se às paixões motivadas especialmente pelo orgulho e egoísmo (que geram ambições, leviandades, pretensões descabidas e seus conhecidos desdobramentos), alterando-o em sua essência e normalmente adaptado aos próprios interesses. As questões seguintes ampliam o assunto e define justiça na 875: consiste no respeito aos direitos de cada um.

Expressiva, porém, a informação da base da justiça fundada sobre a lei natural (876): “O Cristo vo-la deu: Desejai para os outros o que quereríeis para vós mesmos. (…)”.

Diante dos quadros que todos os dias observamos na vida cotidiana, com comportamentos que destoam com as mais elementares noções de justiça, o que se vê é o completo desrespeito dessa regra fundamental de convivência saudável e harmoniosa, já que a primeira necessidade para viver em sociedade é “(…) respeitar o direito dos seus semelhantes. Aquele que respeitar esses direitos será sempre justo (…)”, na clareza da questão 877.

Não se assuste, porém, o leitor. O aprendizado se faz dessa forma mesmo: vivendo, errando, acertando, observando, refletindo, reparando no tempo e no espaço os prejuízos que se originaram dessa falta de observação do que já está dentro de nós: o sentimento de justiça, que, em outras palavras, significa respeitar o próximo…

Sobre Orson Peter

ORSON PETER CARRARA é natural de Mineiros do Tietê e reside em Matão, ambos municípios paulistas. Aposentado e consultor editorial do IDE-Instituto de Difusão Espírita, de Araras (SP), é de família espírita. Casado com Neuza Marana há 33 anos, é pai de 3 filhos e avô de Amanda, de 3 anos e de Leonardo, de 1 ano. Palestrante conhecido em todo Brasil, já esteve em 3 países da África para palestras doutrinárias, sendo articulista de vários jornais, revistas e sites. É autor de 17 livros (mais 1 no prelo este ano), preside o Instituto Cairbar Schutel que pode ser acessado pelo portal www.institutocairbarschutel.org e seu trabalho está disponível no blog orsonpetercarrara.blogspot.com

Veja

Vínculos que formam um espetáculo – Orson Peter Carrara

Uma agradável festa de casamento trouxe reflexões importantes em data recente. Os vínculos familiares, as …

Não encontro Deus! – Orson Peter Carrara

Essa afirmação é comum entre os que se decepcionam, se desesperam, os que não encontram …