quinta-feira , abril 27 2017
Home / Departamentos / Evangelização

Evangelização

DEPARTAMENTO DE EVANGELIZAÇÃO INFANTO-JUVENIL ICLÉA

Evangelização:
Evangelização Espírita ou Moral Cristã Segundo o Espiritismo é o estudo do Evangelho à luz da Doutrina Espírita, conclamando a vivência pura e original do Evangelho de Jesus junto à criança e ao jovem.

Participantes:
Esta Associação Espírita Allan Kardec, através dos departamentos ligados à evangelização, promovem os mais adequados meios para que se realizem os trabalhos propostos; Além da instituição, a participação de coordenadores, evangelizadores, familiares, crianças e jovens torna-nos uma grande família que tem por máxima finalidade a sensibilização geral nos postulados do Amor.

Importância:
Como o progresso intelectual e de ordem moral provocam transformações tanto no próprio indivíduo como para aqueles que o rodeiam, acreditamos que a importância e os benefícios em participar da evangelização, atingem todo o grupo, portanto as contribuições que o processo de evangelização provoca, citadas abaixo, beneficiam desde a instituição até aos próprios familiares e evangelizadores, além é claro, das crianças e jovens:

1)     Promoção do Auto Conhecimento
2)     Fidelidade Doutrinária
3)     Desenvolvimento de novas habilidades (Diálogo, Mediação, Criatividade, Reflexão, Liderança, Organização)
4)     Construção da Sabedoria
5)     Humildade perante a Sabedoria Infinita
6)     Fortalecimento da Auto Estima
7)     Incentivo à auto-superação e a promoção da autonomia
8)     Construção do vínculo de confiança
9)     Contanto com o Sentimento e exercício da Empatia
10)  Valorização e Reconhecimento do Próximo
11)  Construção do sentimento de pertencimento e coletividade (cooperação e responsabilidade social)
12)  Valorização e respeito à diversidade
13)  Responsabilidade perante o Livre Arbítrio
14)  Eficácia na Comunicação (ver, falar, ouvir)
15)  Facilitar a desenvoltura em grupos.
16)  Desenvolvimento da força de vontade em busca dos ideais dignificantes.
17)  Conduta espírita e Vivência Evangélica

Como Funciona – Aos Pais e Responsáveis:
Os familiares levam suas crianças até a porta da evangelização, e as mesmas irão para a sua corresponde sala e os familiares vão assistir a Palestra Espírita, no caso dos bebês ( 0 – 3 anos)  é importante a presença de pelo menos um dos familiares dentro da sala, pois as atividades nesta sala são direcionadas na tríade: “Familiar-Criança-Centro Espírita”, com o intuito de criar vínculos de afeto e confiança.

Na sala correspondente de 03 a 05 anos, algumas crianças tem dificuldade em ficar só, neste caso, por alguns dias de evangelização, algum familiar pode permanecer dentro da sala, para que a criança entre em sintonia com a nova sala e com os novos amiguinhos.

Após o término da palestra, os familiares se dirigirão à câmara de passe e depois retornam para a oração final, e só depois da prece final que as crianças serão liberadas. No mesmo momento em que os familiares tomam o passe e realizam a prece de encerramento, as crianças também tomam passe dentro da própria sala e também realizam a prece final, coincidindo com o término das atividades dos adultos, para voltarem todos aos seus lares.

Conteúdo Pedagógico-Espírita:
Há uma programação de temas a ser estudados ao longo do ano, que englobam todos os aspectos das três revelações (Antigo Testamento, Novo Testamento, Espiritismo) sob a ótica da visão Espírita, além das problemáticas e soluções individuais e sociais vinculadas ao nosso Planeta e ao nosso estágio evolutivo.

É extremamente necessária a CONTINUIDADE DA FREQUÊNCIA das crianças e dos jovens na evangelização, pois ela garantirá que o trabalho não se perca, e que o avanço de ontem, favoreça o progresso de hoje, já que vivemos em uma sociedade que sempre planta idéias e conceitos, entretanto boa parte deste plantio é prejudicial ao Espírito reencarnado, tornando-se primordial a freqüente semeadura de boas sementes para que os frutos sejam dignos e que favoreçam a própria evolução do Ser Espiritual:

“A criança é a Sementeira que aguarda, O jovem é campo fecundado, o adulto é a seara em produção. Conforme a qualidade da semente teremos a colheita” – Amélia Rodrigues.

Os temas são abordados de diferentes formas para as diferentes classes/faixas etárias, sendo utilizadas com freqüência histórias ilustrativas, brincadeiras, música, dança, dinâmicas grupais, fantoches etc. Em cada sala de aula há de 02 a 03 evangelizadores.

Caso queiram, os evangelizadores e familiares podem participar de: Estudos de livros, Estudos sistematizados, capacitações e curso do Evangelho à luz da Doutrina Espírita, Curso de evangelizadores.

Eventos Anuais:
Temos reuniões freqüentes, entre elas podemos citar: 2 Reuniões anuais de evangelizadores e Coordenadores, 2 Reuniões anuais de evangelizadores e Familiares (esta é na própria sala de aula, junto com as crianças), Reunião de evangelizadores, coordenadores e Familiares.

Temos apresentações artísticas em três datas: No primeiro semestre do ano em comemoração ao DIA DA FAMÍLIA, Em Outubro em comemoração ao DIA DAS CRIANÇAS e em NOVEMBRO o evento denominado NOITE DIFERENTE.

Quero Participar:
Nós precisamos muito de voluntários, pois as atividades e os trabalhos se avolumam e são necessários novos colaboradores da Seara de Jesus, portanto para que você possa nos ajudar, segue algumas informações importantes abaixo:

  • Requisitos: 

1) BOA VONTADE: Em estudar e sempre estar aberto ao conhecimento
e ao aprofundamento do Evangelho de Jesus à luz da
Doutrina Espírita, bem como, a busca pelos conhecimentos
pedagógicos alicerçados no Amor.

2) CONHECIMENTO: É importante no mínimo uma base teórica da Doutrina,
entretanto a boa vontade do item 1, ultrapassa qualquer
conhecimento sistematizado.

3) EXPERIÊNCIA:     Não é necessária experiência em pedagogia usual ou em
pedagogia espírita, o dia-a-dia dos trabalhos de evangelização
proporcionam a experiência e a vontade em sempre aprender.

Como Funciona – Aos Voluntários
O voluntário ou a voluntária que desejar conhecer a evangelização para poder iniciar nos trabalhos, deve procurar no Centro os coordenadores da Evangelização, onde será instruido/a nos mínimos detalhes sobre toda a organização deste Departamento.

Inicialmente percorrera todas as classes (gestantes e bebês- 0 a 03 anos, 03 a 0506 e 0708 e 0910 a 12, Pré Mocidade – 13 e 14, Mocidade – A partir de 15 Anos.) para descobrir com qual delas mais se identifica, após isto, o trabalhador ou a trabalhadora irá auxiliar nas aulas de evangelização junto com outros
evangelizadores mais antigos na mesma sala, proporcionando assim mais confiança
e experiência para a nova voluntária ou o novo voluntário da Seara de Jesus.

Procure-nos, será uma alegria contar contigo !!!

Maria Aparecida  – cida.escritora@hotmail.com
Valdo Garcia – valdo.garcia@yahoo.com.br
Renan Paixão – epi-rio@hotmail.com

Abraço Fraterno,
DEPARTAMENTO DE EVANGELIZAÇÃO INFANTO-JUVENIL ICLÉA

Indicações de livros e Vídeos:
– Evangelização de Bebês.
– POD CAST # 14 – WWW.PORTALSER.ORG.
– A Arte Moral de Educar os Filhos, de Walter Barcelos;
– Educação do Espírito, de Walter Oliveira Alves;
– Introdução à Pedagogia Espírita, de Walter Oliveira Alves;
– Pelos Caminhos da Evangelização, de Cecília Rocha;
– Práticas Pedagógicas na Evangelização – Conteúdo e Metodologia – Volumes 1, 2 e 3, de Walter Oliveira Alves;
– Reflexões Pedagógicas à Luz do Evangelho, de Sandra Maria Borba Pereira, Federação Espírita do Paraná.

303205953102087 303206023102080 303206116435404 303206163102066 303206279768721