Home / Espiritismo / Colunas / Como Vai Você? (sobre Suicídio)

Como Vai Você? (sobre Suicídio)

Sidney Fernandes 1948@uol.com.br

Último Não, O Mais Recente

Todas as vezes que eu me referia a algum lançamento das mais de sessenta obras escritas por Richard Simonetti, usando a expressão último livro, ele me corrigia, bem humorado:

— Último não, Sidney. O mais recente!

Por isso, não vou me atrever a fazer qualquer comentário sobre o livro O Melhor é Viver, taxando-o de último, porque já estão sendo editados novos livros de Richard, com textos inéditos, e surgirão outros, em forma de coletâneas. Além disso, tenho certeza de que, no plano espiritual, continua escrevendo. Se ele encontrar algum médium de confiança, com certeza, daqui a pouco o teremos de volta.

O Melhor É Viver

Em O Melhor é Viver, o assunto é a prevenção do suicídio, apresentado de forma bem peculiar. Espíritos antecipam-se aos insanos planos dos que acham que o lado de lá é melhor, informando trabalhadores de uma casa espírita para evitar o pior, salvando-os.

Não dispomos, todavia, desse privilegiado apoio logístico revelado por Simonetti, com médiuns do quilate dos que constam de sua obra. Dessa forma, teremos que continuar nos valendo dos alertas trazidos pela espiritualidade e por textos atuais, que tratam do suicídio, desgraça nem sempre anunciada.

André Trigueiro

É o caso da entrevista com André Trigueiro sobre valorização da vida, com base no seu livro Viver É A Melhor Opção, de onde tirei breves anotações e ao qual remeto o caro leitor para integral exame.

O autor destaca que a informação pode salvar vidas, e que estamos vivendo um momento de pouca paciência nas relações interpessoais para ouvir o outro.

A correria dos tempos modernos nos deixa na indisponibilidade da escuta, principalmente pelas várias horas do dia que passamos nas redes sociais. Ele chama de elevado custo social o deslumbramento com seguidores e curtidas, que acabam por atrofiar a musculatura da interação social.

Cobrança

Lembra ainda que a exagerada cobrança sobre jovens que se candidatam aos exames de ingresso à universidade pode oprimi-los e induzi-los à ansiedade e à depressão.

Solidão

Destaca, com muita oportunidade, que muitos suicídios são evitados simplesmente por não se deixar a pessoa sozinha. Quando o depressivo tem alguém ao seu lado, ou cria coragem para ligar para uma instituição socorrista, como o CVV, sua frequência muda e o mal pior pode ser evitado.

Conselho De Um Espírito

Revela que sua luta pela vida se iniciou pela observação de um espírito, em comunicação mediúnica:

Seria bom você estudar o fenômeno do suicídio, que é caso de saúde pública no Brasil e no mundo.

Fábio De Melo

Finalmente, traz a público os bastidores de entrevista que fez com o Padre Fábio de Melo, quando estava com síndrome do pânico e depressão.

Padre, onde estava Deus, no auge de sua crise?

— Deus estava onde sempre esteve — respondeu de bate-pronto —, eu é que não consegui chegar lá.

Outro Lado Da Vida

Richard Simonetti, no seu livro O Melhor é Viver, chama-nos a atenção para a falta do conhecimento espírita, que mostra o outro lado da vida e as consequências do comportamento humano.

O Espiritismo — diz Simonetti — é uma vacina contra o suicídio. Cita Paulo de Tarso, que, na Primeira Epístola aos Coríntios, diz que a ciência incha; só o amor edifica. Com isso ele quis dizer que os filósofos e cientistas da atualidade têm ciência demais e amor de menos.

Informações Dos Espíritos

Indagado se a crença em Deus e na sobrevivência da alma são os componentes da vacina contra o suicídio, Richard respondeu que ainda existe outro componente muito importante:

A comunicação dos espíritos! — disse, enfaticamente. A partir do contato com suicidas  que voltaram para contar sua história, poderemos concluir que o suicídio é uma porta falsa a nos mergulhar em abismos de dores.

Emmanuel

Fiquemos com a sabedoria de Emmanuel, em Religião dos Espíritos:

Guarda, pois, a existência como dom inefável, porque teu corpo é sempre instrumento divino, para que nele aprendas a crescer para a luz e a viver para o amor, ante a glória de Deus.

***

CVV – COMO VAI VOCÊ? LIGUE 188

***

Sobre Sidney Fernandes

Avatar
Sidney Fernandes (1948@uol.com.br) nasceu em Bauru, em 1948. Gerente do Banco do Brasil e Empresário, hoje está aposentado e se dedica integralmente à veiculação do Espiritismo. Participou ativamente da Mocidade Espírita até integrar-se ao Centro Espírita Amor e Caridade de Bauru (SP). Escritor e orador profere palestras em várias cidades brasileiras. Veja página deste Autor

Veja

A Cura

Sidney Fernandes 1948@uol.com.br Em existência anterior, Cláudio abusou de seu poder e esmagou Celso, prejudicou …

Homem ou Mulher?

Sidney Fernandes – 1948@uol.com.br O legítimo feminismo, não o do estímulo às passeatas com estandartes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.