Home / Espiritismo / Colunas / Como evoluir moralmente? Passo inicial

Como evoluir moralmente? Passo inicial

img_20150805_092349

 

Hoje a frase para refletirmos vem de um dos maiores e mais superiores pensadores, ativistas, espiritualistas, seres humanos que já se passaram pelo nosso planeta: Gandhi.

“Temos de nos tornar na mudança que queremos ver.”

Simples frase, poucas palavras que incentivam a exercitar nosso íntimo, reformarmos nossos pensamentos e nossas atitudes. Difícil, concordo. Mas se queremos ser bons, na medida que este mundo nos permite, e crescer moralmente, devemos deixar e desapegar de nossos sentimentos materialistas e mundanos de lado.

Como isso? Como fazer isso? Aos poucos… a gente aprende desapegar do egoísmo servindo e ajudando o outro, seja abrindo uma porta, acompanhando uma pessoa de idade atravessar a rua, ceder o lugar na condução para o necessitado, atitudes que aprendemos na escola quando pequenos, lições que a mamãe ensina. Depois de pouco tempo percebemos que aos poucos desprendemos do egoísmo.
Por assim vai com outros sentimentos como a raiva, a avareza, o guardar mágoa, o fazer comentários maliciosos, entre outros que a gente sabe o quanto mal nos faz. E por incrível que não pareça, ao se livrar desse fardo que instantaneamente carregamos por um longo tempo, sentimos leveza, menos estresse e preocupações com o cotidiano, a ansiedade diminui assim como os riscos de sentimentos depressivos e de baixa estima também. Passamos olhar os nossos colegas e situações que antes nos desagradavam com outros olhares, mais ternos e gentis.

Vejo essa prática como um exercício, no começo a gente se policia mais e toma mais cuidado para não errar novamente, com o tempo os bons atos ficam naturais. Enxergue-se subindo uma escada, de degrau em degrau você chega ao topo com segurança; se subir mais do que o suportável pelo seu corpo, o risco de cair (falhar) é maior. Para mudar tem que praticar. 🙂
Se conseguirem chegar lá, onde querem, me contem! Pois estou nesta subida também!

 

Paz e bem!

Por Patricia Batista

Fonte: https://caminhodaevolucaoespiritual.wordpress.com

Sobre Patricia Batista

Avatar

Veja

SUICÍDIO – Para onde vai o suicida?

PARA ONDE VAI UM SUICIDA? Cada espírito é uma história. Alguns suicidas sentem-se presos ao …

O que é a Reforma Íntima?

A Reforma Íntima é um processo contínuo de auto conhecimento da nossa intimidade espiritual, modelando-nos …