Home / Espiritismo / Colunas / Bombeiros de Deus

Bombeiros de Deus

Orson Peter Carrara

É impossível desconsiderar o trecho abaixo, em transcrição parcial do texto com o mesmo título acima e constante do livro Caminhos de Volta (edição GEEM), especialmente diante dos momentos difíceis e desafiadores do cotidiano humano. Considera o autor que todos temos inúmeras formas de ajudar, mas temos um recurso sempre disponível: “o donativo da calma”. Considera, então, com sabedoria:

“(…) Diante de reclamações e críticas, usa a tolerância que estabeleça a harmonia possível entre acusados e acusadores; recebendo injúrias e ofensas, silencia e esquece os desequilíbrios de que porventura te fizeste vítima, sustando calamidades da delinquência;

-perante a agressividade exagerada de alguém, guarda a serenidade que balsamize corações e pacifique ambientes;

-encontrando veículos de discórdia, emprega o entendimento que afaste choques e conflitos capazes de suscitar azedume e perturbação.

Em qualquer lance difícil da existência dispões da possibilidade de atuar beneficamente com os recursos da bondade e da compreensão que entretecem a garantia da paz. Lembra a faísca lançada impensadamente quando se transforma em fogo descontrolado e devorador.
Qualquer criatura, quando se mostre agindo sem noção de responsabilidade, pode gerar incêndios lamentáveis, destruindo os mais altos valores da vida. (…)”.

E concluir depois, com sabedoria, em convite que cabe a todos nós:

“Por isso mesmo, onde estivermos, sejamos nós os bombeiros de Deus.”

Nada mais precisa ser acrescentado no sábio pensamento de Emmanuel.

Sobre Orson Peter

Avatar
ORSON PETER CARRARA é natural de Mineiros do Tietê e reside em Matão, ambos municípios paulistas. Aposentado e consultor editorial do IDE-Instituto de Difusão Espírita, de Araras (SP), é de família espírita. Casado com Neuza Marana há 33 anos, é pai de 3 filhos e avô de Amanda, de 3 anos e de Leonardo, de 1 ano. Palestrante conhecido em todo Brasil, já esteve em 3 países da África para palestras doutrinárias, sendo articulista de vários jornais, revistas e sites. É autor de 17 livros (mais 1 no prelo este ano), preside o Instituto Cairbar Schutel que pode ser acessado pelo portal www.institutocairbarschutel.org e seu trabalho está disponível no blog orsonpetercarrara.blogspot.com

Veja

Recurso Insubstituível

Orson Peter Carrara Na conclusão da compacta mensagem Paz indestrutível (cap. 61 do livro Ceifa …

Eu Quero estar Grávida ou ser Mãe? – Orson Peter Carrara

Esta pergunta foi feita a si mesma por uma mãe que não pode engravidar. Esmagadora …