terça-feira , setembro 26 2017

.

Você Sabe o que Significa “Setembro Amarelo”?

O mês de Setembro traz à luz um assunto muito importante: o suicídio.

O movimento do Setembro Amarelo é mundial e ocorre no Brasil desde 2014. Ele tem duração de 30 dias e foi escolhido para acontecer no nono mês do ano, pois o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Ele foi trazido ao Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

Em 2014, o movimento ficou concentrado em Brasília, mas ano passado já começou a crescer para outros estados brasileiros e ocupou todas as regiões do Brasil. Os destaques de 2015 foram a iluminação em amarelo de locais como Cristo Redentor no Rio de Janeiro, o Congresso Nacional e a ponte Juscelino Kubitschek em Brasília, o estádio Beira Rio em Porto Alegre, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza, a Ponte Anita Garibaldi em Laguna e o Palácio Campo das Princesas em Recife.

O Setembro Amarelo é importante, pois o suicídio ainda é um assunto tabu em nossa sociedade, mesmo levando mais de 800 mil vidas por ano. As pessoas não falam sobre isso, mas não impede que seja uma prática comum.

Em 2014, um relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontou que o Brasil é o 8º país com a maior taxa de suicídios do mundo.

O estudo ainda afirma que a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo. E mais, para cada suicídio bem sucedido, há pelo menos 20 tentativas fracassadas.

No ano passado, a OMS lançou outro dado preocupante: o suicídio já mata mais jovens no mundo do que o HIV. É a segunda maior causa de mortes na faixa etária de 15 aos 29 anos, perdendo apenas para acidentes de trânsito.

Precisamos falar mais sobre o suicídio e o Setembro Amarelo é um modo de ajudar a dar voz a esse assunto. De acordo com o site do movimento, “ a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.

É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Nesse mês, iremos publicar alguns textos sobre o suicídio em nosso site. Fique atento e divulgue.

Sobre Fernando Rossit

Fernando Rossit é funcionário público e reside em São José do Rio Preto. Espírita desde 1978, atua em várias tarefas nas casas espíritas "Associação Espírita Allan Kardec" e "Centro Espírita Irmão Gerônimo". (fmrossit@yahoo.com.br)

Veja

Inimigos Ocultos

“Mencionamos, com muita frequência, que os inimigos exteriores são os piores expoentes de perturbação que …

Umbanda e Espiritismo

Para muitos a Umbanda e o Espiritismo são a mesma coisa, com uma ou outra …